Reserva VTEX: o que é e para que serve esta solução?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Impeça que o mesmo item seja vendido mais de uma vez na sua loja virtual!

Reserva VTEX é um recurso de gestão de inventário de estoque que impede que o mesmo produto seja vendido mais de uma vez na sua loja online. Imagem: @pch.vector
Reserva VTEX é um recurso de gestão de inventário de estoque que impede que o mesmo produto seja vendido mais de uma vez na sua loja online. Imagem: @pch.vector

A Reserva VTEX é um recurso da plataforma VTEX com o qual é possível impedir que o mesmo produto seja vendido mais de uma vez na sua loja virtual. Assim, esse recurso evita um problema muito comum no comércio eletrônico em geral, o qual gera gargalos e perdas desnecessárias para você lojista.

COMO FUNCIONA A RESERVA VTEX?

A Reserva VTEX funciona de forma muito simples e eficaz. Ela leva em conta o estoque, isto é, o local físico onde os seus produtos estão armazenados; e o inventário, ou seja, a relação de itens disponíveis em cada estoque. Assim, depois que  um cliente conclui uma compra na sua loja virtual, o sistema subtrai o item do inventário do estoque em questão, impedindo que a comercialização do mesmo item ocorra mais de uma vez.

Para maior controle, o recurso de Reserva VTEX conta com uma sinalização interna que você lojista pode acompanhar a partir do menu “Estoque e entrega” da plataforma VTEX. Uma vez com o referido menu aberto, clique em “Gerenciar inventário” e, na lista que se abrirá, escolha o item que deseja consultar. Em seguida, na coluna “Reservados”, clique sobre o número na cor azul. Então, uma nova janela se abrirá, na qual você poderá conferir o status da reserva.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

COMO CONFERIR O STATUS?

A Reserva VTEX conta com 4 status para os itens dos seus inventários, confira:

  • Autorizada: este é o status de um item depois que um cliente finaliza uma compra;
  • Confirmada: ocorre após o sistema aprovar o pagamento;
  • Reconhecida: quando o pedido muda para “Preparando entrega” no “Gerenciamento de Pedidos”;
  • Baixa no estoque: pedido em rota de entrega.

É importante mencionar que não basta o cliente inserir os produtos no carrinho para ativar a Reserva VTEX. Isso só acontece depois que o cliente finalizar o pedido, isto é, logo depois que ele realizar o pagamento.

Assim que puder clique em “VTEX Shipping Network” e conheça a tecnologia VTEX que conecta varejistas como você às transportadoras!