Crescimento do e-commerce no Brasil: quais as regiões que mais contribuem?

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Tenha acesso a duas pesquisas que informam como está e como será o comércio online no país!

Crescimento do e-commerce no Brasil: país lidera ranking de crescimento de vendas online com média maior que a média mundial. Imagem: @gstudioimagem
Crescimento do e-commerce no Brasil: país lidera ranking de crescimento de vendas online com média maior que a média mundial. Imagem: @gstudioimagem

O crescimento do e-commerce no Brasil segue de vento em popa. Mesmo com a abertura do comércio físico no pós pandemia de Covid-19, o comércio online no país não perdeu o fôlego. Leia neste artigo da Agência e-Plus como está e como será o e-commerce tupiniquim nos próximos anos!

CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL, DE ACORDO COM WEBSHOPPERS 46ED

O crescimento do e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2022 foi de 6% em relação ao primeiro semestre de 2021, de acordo com dados da 46ª edição do estudo Webshoppers realizado pela NielsenIQ Ebit. A pesquisa apontou que o setor faturou R $118,6 bilhões em vendas, ultrapassando assim o montante de R $111,8 bilhões do período anterior.

Neste contexto, a importância percentual em pedidos por categoria de produtos ficou assim:

  1. Casa e decoração: 13%
  2. Alimentos e bebidas: 12% 
  3. Perfumaria e cosméticos: 12%
  4. Moda e acessórios: 9%
  5. Eletrodomésticos: 9%
  6. Esporte e lazer: 6%
  7. Saúde: 6%
  8. Bebês e cia: 4%
  9. Telefonia: 4%
  10. Informática: 4%
  11. Eletrônicos: 3%
  12. Construção e ferramentas: 2%

Com uma variação percentual de pedidos de 128%, a categoria “Alimentos e bebidas” obteve o maior crescimento entre os primeiros semestres de 2021 e 2022. Desse modo, ela passou da 7ª para a 2ª posição no ranking de categorias mais importantes do e-commerce no Brasil.

Crescimento do e-commerce no Brasil por regiões

Ainda conforme o Webshoppers 46Ed, a região Nordeste se sobressaiu no segundo semestre de 2022 em termos de contribuição para o crescimento do e-commerce no Brasil com uma participação de 47% frente a 27% da região Sul, 11% do Sudeste e 7% do Norte e Centro Oeste.

Já em termos de importância em número de pedidos, a região Sudeste liderou o crescimento do e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2022 com uma participação de 61% frente a 15% da região Sul, 14% do Nordeste, 7% do Centro Oeste e 3% do Norte.

Onde as compras são feitas?

De acordo com o estudo Webshoppers 46Ed, 71% dos brasileiros usaram sites de e-commerce e aplicativos combinados para fazer compras no primeiro semestre de 2022. Outros 22% usaram apenas sites de e-commerce como lojas virtuais e markeplaces e só 6% usaram unicamente aplicativos para comprar no período.

Vídeo: 10 dicas para alavancar vendas na sua loja virtual!

CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL FRENTE AO RESTO DO MUNDO

Você sabe como está o crescimento do e-commerce no Brasil em relação a outros países? De acordo com um estudo da CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online. O relatório aponta que o país tem uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial entre os anos de 2022 e 2025. Confira em seguida os 19 primeiros colocados do ranking e suas porcentagem de crescimento projetadas para os próximos três anos:

  1. Brasil: 20,7%
  2. Argentina: 20,6%
  3. Turquia: 20,4%
  4. Rússia: 18,7%
  5. Índia: 18,4%
  6. África do Sul: 17,1%
  7. México: 16,8%
  8. Itália: 16,5%
  9. Japão: 14,7%
  10. EUA: 14,5%
  11. Espanha: 14,1%
  12. Canadá: 14%
  13. Austrália: 13,2%
  14. Indonésia: 12,9%
  15. Reino Unido: 12,6%
  16. França: 11,6%
  17. Alemanha: 11,4%
  18. China: 4,8%
  19. Coréia do Sul: 3,9%

Conforme o estudo da CupomValido, a média mundial é de 11,3%. A explicação para a liderança brasileira é que a implantação de métodos de pagamento instantâneos como o Pix, por exemplo, facilitam as compras; e as entregas cada vez mais rápidas têm fidelizado os clientes do país.

Vídeo: como a entrega rápida no e-commerce ajuda você a vender mais?

Além disso, outra explicação para o crescimento do e-commerce no Brasil projetado para os próximos 3 anos ser maior do que a média mundial é que apenas 49% dos consumidores nacionais fizeram ao menos uma compra online no último ano frente a 84% do Reino Unido, 77% dos EUA e Japão e 74% da Alemanha. Ou seja, como nos países desenvolvidos as compras online já ocorrem com mais frequência, a taxa de crescimento em potencial é maior no Brasil, por enquanto.

Assim que puder clique em “Market share do e-commerce no Brasil” e conheça a participação de mercado do varejo online frente ao varejo físico nacional!