O crescimento do e-commerce no Brasil segue de vento em popa. Mesmo com a abertura do comércio físico no pós pandemia de Covid-19, o comércio online no país não perdeu o fôlego. Leia neste artigo da Agência e-Plus como está e como será o e-commerce tupiniquim nos próximos anos!
CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL, DE ACORDO COM WEBSHOPPERS 46ED
O crescimento do e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2022 foi de 6% em relação ao primeiro semestre de 2021, de acordo com dados da 46ª edição do estudo Webshoppers realizado pela NielsenIQ Ebit. A pesquisa apontou que o setor faturou R $118,6 bilhões em vendas, ultrapassando assim o montante de R $111,8 bilhões do período anterior.
Neste contexto, a importância percentual em pedidos por categoria de produtos ficou assim:
- Casa e decoração: 13%
- Alimentos e bebidas: 12%
- Perfumaria e cosméticos: 12%
- Moda e acessórios: 9%
- Eletrodomésticos: 9%
- Esporte e lazer: 6%
- Saúde: 6%
- Bebês e cia: 4%
- Telefonia: 4%
- Informática: 4%
- Eletrônicos: 3%
- Construção e ferramentas: 2%
Com uma variação percentual de pedidos de 128%, a categoria “Alimentos e bebidas” obteve o maior crescimento entre os primeiros semestres de 2021 e 2022. Desse modo, ela passou da 7ª para a 2ª posição no ranking de categorias mais importantes do e-commerce no Brasil.
Crescimento do e-commerce no Brasil por regiões
Ainda conforme o Webshoppers 46Ed, a região Nordeste se sobressaiu no segundo semestre de 2022 em termos de contribuição para o crescimento do e-commerce no Brasil com uma participação de 47% frente a 27% da região Sul, 11% do Sudeste e 7% do Norte e Centro Oeste.
Já em termos de importância em número de pedidos, a região Sudeste liderou o crescimento do e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2022 com uma participação de 61% frente a 15% da região Sul, 14% do Nordeste, 7% do Centro Oeste e 3% do Norte.
Onde as compras são feitas?
De acordo com o estudo Webshoppers 46Ed, 71% dos brasileiros usaram sites de e-commerce e aplicativos combinados para fazer compras no primeiro semestre de 2022. Outros 22% usaram apenas sites de e-commerce como lojas virtuais e markeplaces e só 6% usaram unicamente aplicativos para comprar no período.
CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL FRENTE AO RESTO DO MUNDO
Você sabe como está o crescimento do e-commerce no Brasil em relação a outros países? De acordo com um estudo da CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online. O relatório aponta que o país tem uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial entre os anos de 2022 e 2025. Confira em seguida os 19 primeiros colocados do ranking e suas porcentagem de crescimento projetadas para os próximos três anos:
- Brasil: 20,7%
- Argentina: 20,6%
- Turquia: 20,4%
- Rússia: 18,7%
- Índia: 18,4%
- África do Sul: 17,1%
- México: 16,8%
- Itália: 16,5%
- Japão: 14,7%
- EUA: 14,5%
- Espanha: 14,1%
- Canadá: 14%
- Austrália: 13,2%
- Indonésia: 12,9%
- Reino Unido: 12,6%
- França: 11,6%
- Alemanha: 11,4%
- China: 4,8%
- Coréia do Sul: 3,9%
Conforme o estudo da CupomValido, a média mundial é de 11,3%. A explicação para a liderança brasileira é que a implantação de métodos de pagamento instantâneos como o Pix, por exemplo, facilitam as compras; e as entregas cada vez mais rápidas têm fidelizado os clientes do país.
Além disso, outra explicação para o crescimento do e-commerce no Brasil projetado para os próximos 3 anos ser maior do que a média mundial é que apenas 49% dos consumidores nacionais fizeram ao menos uma compra online no último ano frente a 84% do Reino Unido, 77% dos EUA e Japão e 74% da Alemanha. Ou seja, como nos países desenvolvidos as compras online já ocorrem com mais frequência, a taxa de crescimento em potencial é maior no Brasil, por enquanto.
Assim que puder clique em “Market share do e-commerce no Brasil” e conheça a participação de mercado do varejo online frente ao varejo físico nacional!