O impacto do Pix no e-commerce tem sido o melhor possível desde o lançamento da ferramenta em novembro de 2020. O recurso confere maior mobilidade e praticidade na hora de fazer pagamentos, o que proporciona uma experiência de compras melhor sobretudo no varejo online.
O Pix, para quem não está por dentro, é um meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central do Brasil com a ideia de permitir que os consumidores possam fazer pagamentos instantâneos via apps bancários e carteiras digitais 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Seja em lojas físicas ou no e-commerce, os consumidores podem fazer pagamentos a partir de uma chave eletrônica. Para tanto, basta que você lojista apresente a chave a o valor do pagamento ao cliente, que por sua vez pode finalizar o pagamento em alguns segundos.
Além disso, o Pix tem outras funcionalidades como o Pix Saque, que permite que as pessoas com conta Pix saquem dinheiro em estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos; e o Pix Troco, que possibilita que um consumidor pague contas em lojas físicas e receba troco em dinheiro.
A ferramenta conta também com o Pix Cobrança, que permite que as empresas cobrem valores umas das outras ou de consumidores. Ela tem, ainda, o recurso Pix Agendado, com o qual as pessoas podem transferir dinheiro em datas pré programadas.
Ainda em desenvolvimento, o Pix poderá acumular outras funções em breve, como o Pix Garantido, por exemplo, que permite parcelar compras. Enfim, com tão boas funcionalidades, o impacto do Pix no e-commerce tem sido muito promissor.
IMPACTO DO PIX NO E-COMMERCE
A consultoria Gmattos realizou dois estudos sobre o impacto do Pix, um em 2021 e outro em meados de 2022, os quais permitem comparar e verificar o impacto do Pix no e-commerce. Na última versão foram analisadas 59 lojas online de vários segmentos, os quais representam 85% do comércio eletrônico do Brasil.
De acordo com a Gmattos, em 2021, o Pix era o quinto meio de pagamento com 16,9% de aceitação em um ranking que contava também com cartão de crédito (98,3%), boleto (74,6%), carteiras digitais (49,2%) e débito (37,3%).
Todavia, em 2022, o Pix chegou a 74,6% de aceitação, passando do quinto para o segundo lugar no ranking e ficando atrás apenas do cartão de crédito, que manteve 98,3% de preferência. Ao deixar o boleto, as carteiras digitais e o débito para trás, o impacto do Pix no e-commerce aumentou, o que tem gerado inúmeras mudanças de comportamento no setor.
Para você ter uma ideia, o Pix alcançou recentemente o número de 73,2 milhões de operações diárias. Isso significa que mensalmente são realizadas mais de 2 bilhões de transações financeiras por meio desta ferramenta no Brasil.
Desse modo, por conta da facilidade de pagamento que oferece, o Pix favoreceu o crescimento de muitas empresas de e-commerce no país. Além disso, devido a sua facilidade de uso, ele permite que empreendedores de todos os cantos possam lançar uma loja virtual e receber pagamentos de forma instantânea, fugindo assim da inadimplência. Eis o impacto do Pix no e-commerce.
COMO IMPLANTAR ESSE MEIO DE PAGAMENTO NA SUA LOJA VIRTUAL?
Para implantar o Pix na sua loja virtual basta seguir os procedimentos descritos no manual da sua plataforma e-commerce. Se você usa a plataforma VTEX, por exemplo, acesse o Admin, clique em “Pagamentos” e em “Configurações”.
Em seguida, na aba “Configurações de pagamento”, clique no botão “+” e em “Pagamento instantâneo”, e selecione “Pix”. Preencha o campo “Nome da regra” com um nome de sua preferência. Logo depois, ative a condição no campo “Status”. Em ‘’Processar com afiliação” escolha o conector que irá processar os pagamentos com Pix. Clique, enfim, em “Salvar”.
Caso precise de suporte para configurar o Pix e outras formas de pagamento na sua plataforma e-commerce, não se preocupe. Você sempre poderá contar com a ajuda da Agência e-Plus para isso. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro com a nossa equipe para saber mais: