Quais as principais KPIs para um site e-commerce?

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5 itens que você deve medir com frequência em sua loja virtual!

Cada KPI é um recurso que pode ajudar seu e-commerce a ter mais sucesso no mercado
Cada KPI é um recurso que pode ajudar seu e-commerce a ter mais sucesso no mercado

Key Performance Indicator (KPI), que em português pode ser lido como Indicador Chave de Desempenho, é um recurso que serve para medir a atuação de uma empresa frente a uma determinada meta ao longo do tempo. Caso queira saber mais sobre isso, antes de prosseguir, leia o artigo “O que são KPIs e qual sua importância para o seu e-commerce?

A seguir listo 5 entre as principais KPIS para um site e-commerce como o seu, as quais você deve medir com frequência e realizar ações para otimizá-las, confira:

1. Cliques:

Meça diariamente a Click-Through Rate (CTR) das páginas da sua loja virtual e blog e-commerce, o que exporá a quantidade de vezes que cada uma delas é exibida e logo em seguida clicada nos resultados de pesquisa. Você deve trabalhar para que o percentual de cliques seja cada vez maior. Como fazer isso? Uma das formas de otimizar esse indicador é criar títulos mais relevantes para os seus artigos e páginas de produtos e, assim, atrair mais cliques.

2. Rejeição:

A “Bounce Rate”, mais conhecida no Brasil como “Taxa de Rejeição” é um indicador que mostra o percentual de pessoas que visitam uma das páginas do seu site e-commerce e saem logo em seguida sem acessar outras páginas. Quanto mais alta essa taxa, menos atraente é o seu conteúdo para os visitantes. Para melhorar isso, você deve trabalhar para adequar os títulos, as palavras-chave e o próprio conteúdo aos anseios e desejos do seu público-alvo.

3. Vendas:

A Taxa de Conversão é o número de pessoas que visitam o seu site e realizam a compra de um produto. Quanto maior esse percentual, melhor para o seu negócio. Para facilitar as vendas você deve operar com uma loja virtual com alto grau de usabilidade e responsividade em telas grandes e pequenas, múltiplos sistemas de pagamentos, variadas opções de entrega e outras facilidades, além de escalabilidade. Para conquistar esses objetivos, use plataformas e-commerce modernas como a Rakuten e a Vtex.

4. Pedido:

O valor médio do pedido ou Ticket Médio (TM) é definido pelo número total de vendas em um determinado período dividido pelo número de pedidos. Quanto maior o resultado, melhor para o seu negócio e-commerce. Trabalhe com recursos como o cross-selling e upselling, que possibilitam oferecer produtos extras aos seus consumidores e, assim, aumentar o valor dos pedidos e lucrar mais no final das contas.

5. Abandono:

A Taxa de Abandono de Carrinho mede o número de vezes que um cliente entra em sua loja virtual, seleciona um ou mais produtos no carrinho virtual e, logo em seguida, desiste de finalizar a compra. Essa desistência pode ocorrer por inúmeros motivos tais como o da falta de usabilidade (botões ruis, por exemplo), esquecimento da senha, check-out muito extenso ou segurança duvidável, entre outras coisas. Leia o post “10 conflitos de check-out que geram abandono de carrinho em lojas virtuais” para saber mais sobre isso e obter dicas para melhorias.

Meça com frequência diária, semanal, quinzenal e mensal esses itens. Quando tiver um bom banco de dados, comece a fazer comparações, pois isso lhe dará a chance de gerar cada vez mais ideias para otimizações.