Segurança cibernética ou cibersegurança é um conceito que engloba um conjunto de estratégias, táticas e tecnologias que visam defender sistemas, serviços digitais e dados eletrônicos online pertencentes a consumidores, instituições e empresas como sua contra roubos, manipulações, bloqueios, desorientações e outros danos provocados por cibercriminosos.
No e-commerce, a segurança cibernética visa sobretudo proteger os dados dos consumidores. Desse modo, ela deve impedir que dados como o endereço, o telefone, o CPF, os números de cartões de crédito e os dados de navegação, por exemplo, vazem ou sejam usados por pessoas com más intenções.
Sendo assim, a segurança cibernética tem como premissa assegurar a:
- Confiabilidade: só as pessoas autorizadas podem ter acesso aos sistemas e dados;
- Integridade: os dados não podem ser alterados e nem excluídos sem autorização;
- Autenticidade: a identidade das pessoas que enviam dados à sua empresa deve ser preservada.
Para isso, a segurança cibernética da sua empresa deve se dedicar a proteger os servidores, os bancos de dados, as redes e os endpoints. Ela deve encontrar pontos vulneráveis e corrigí-los, antes que os cibercriminosos o façam. Esta é, enfim, uma tarefa que exige grandes esforços e um bom orçamento.
A SEGURANÇA CIBERNÉTICA EM NÚMEROS
As empresas estão cada vez mais interessadas em proteger os seus dados e sistemas. Para você ter uma ideia, de acordo com o Global Digital Trust Insights 2022, da PwC, 69% dos entrevistados creem que as suas empresas aumentarão os gastos com segurança cibernética em 2022. Além disso, mais de 25% esperam contar com um orçamento de dois dígitos neste quesito.
Outro dado interessante, o número de unicórnios globais de cibersegurança cresceu 65% nos primeiros três meses de 2022, conforme o “State of Cybersecurity Q1 22 Report” da CB Insights. Vale dizer, esse número representa o dobro do final do primeiro trimestre de 2021.
Não é para menos, afinal o dano total por ataques cibernéticos atingiu a cifra de US $6 trilhões em 2022, conforme dados divulgados no blog DataProt. Ainda de acordo com o DataProt, um ataque cibernético ocorre a cada 39 segundos e um ataque de ransomware acontece a cada 14 segundos na web. E o phishing é responsável por 37% de todos os ataques às empresas. Mas apesar desses números alarmantes, as pequenas empresas têm um orçamento de apenas US $500 para segurança cibernética.
IMPORTÂNCIA NO E-COMMERCE
Contar com uma boa segurança cibernética é de extrema importância no e-commerce, pois ela permite proteger a sua empresa e os seus clientes dos cibercriminosos. Querendo ou não, ela garante uma experiência de compra melhor na sua loja virtual.
Para que as pessoas possam fazer compras na sua loja online, elas precisam se sentir seguras o suficiente para inserir dados pessoais e dados de pagamento. Isso é um processo que exige muita confiança. Um deslize aqui e a confiança desce pelo ralo.
É para isso, enfim, que a cibersegurança existe. Sem ela, os consumidores ficam vulneráveis. Mas com ela, os consumidores podem comprar sem medo. Por tanto, não deixe de investir nisso.
BOAS PRÁTICAS
Comece, então, a investir em cibersegurança na sua empresa. Inicie com boas práticas como o uso de softwares antivírus e de sistemas de gestão da privacidade. Implemente políticas de segurança de dados e treine os seus funcionários.
Além disso, proteja as suas senhas, implante criptografia na rede, remova usuários e dispositivos antigos e limite o acesso a sistemas críticos. Em outras palavras, gerencie o acesso com mão de ferro. Gerencie também as atualizações. Faça back ups o tempo todo e invista, enfim, em gestão de vulnerabilidade. Dê o seu jeito!
Assim que puder clique em “Privacy Tools” e conheça uma plataforma de gestão da privacidade!