Market share do e-commerce no Brasil é uma métrica que revela o percentual de mercado que o comércio eletrônico nacional possui em relação a todo o varejo que, por sua vez, também inclui lojas físicas. Além disso, ele pode revelar o percentual de mercado que uma empresa de vendas online possui em relação às empresas concorrentes; ou que uma categoria possui em relação a outra, entre outros fatores.
Dessa maneira, o market share permite fazer comparações diretas de tamanhos e participações de mercado. Sendo assim, os varejistas podem entender qual o tamanho do mercado e em qual posição se encontram dentro dele. Com efeito, os varejistas podem visualizar se devem se esforçar para crescer ou para se manter como líder de mercado.
Seja como for, o market share, também chamado de “participação de mercado”, pode ser calculado por meio de uma fórmula simples, o Volume vezes 100 dividido pelo Volume Total, representada assim: <(V x 100) / VT>. No caso de um e-commerce, basta multiplicar o faturamento da loja em um período por 100 e, logo depois, dividir o resultado pelo faturamento de todos os e-commerces da região. Continue lendo e fique por dentro!
Calculando o market share do e-commerce: exemplos
Suponhamos, por exemplo, que a fictícia loja de gravatas da cidade de Retail City, a “Gravatinha.com”, fature $100 mil por ano. Enquanto isso, todo o mercado online de gravatas da cidade fatura $1 milhão no mesmo período. Qual seria o market share do e-commerce Gravatinha.com neste cenário?
Aplicando a fórmula <(V x 100) / VT>, multiplicamos $100 mil por 100 e assim obtemos 10.000.000. Em seguida, dividimos isso pelo faturamento de todo o mercado online de gravatas de Retail City, que é de $1 milhão. Como resultado teremos que o market share da loja Gravatinha.com é de 10%.
Do mesmo modo, podemos calcular o market share de todo o e-commerce frente a todo o varejo online e físico. Neste caso, digamos que todo o varejo online e físico de gravatas em Retail City fature $5 milhões por ano. Contudo, as lojas virtuais da região faturam juntas $1 milhão no mesmo período. Qual seria o market share do e-commerce no varejo local?
Para calcular isso, aplica-se a mesma fórmula <(V x 100) / VT>. Assim, multiplicamos $1 milhão por 100, conta para a qual teremos o resultado de 100.000.000. Dividimos isso pelo faturamento de todo o varejo de gravatas local, que é de $5 milhões. Daí, então, concluímos que o market share do e-commerce de gravatas em Retail City é de 20%.
MARKET SHARE DO E-COMMERCE NO BRASIL
Agora que você já sabe como o cálculo é feito, eu lhe mostrarei como está o market share do e-commerce no Brasil e no mundo. Além disso, apresentarei o market share das lojas virtuais mais visitadas no país. Acompanhe!
De acordo com estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) citado pelo Mercado & Consumo, o market share do e-commerce no Brasil em relação a todo o varejo nacional é de 11,6% (dados de 2021). Enquanto isso, a participação do e-commerce no varejo de todo o mundo é de 20%, segundo dados da Statista.
Neste contexto, o Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, aponta o market share dos 10 maiores sites de e-commerce em atuação no Brasil. Confira em seguida:
- Mercado Livre: 13,7%
- Shopee: 9,6%
- Amazon: 5,6%
- Americanas: 4,9%
- Magalu: 4,8%
- AliExpress: 3,6%
- iFood: 3%
- Casas Bahia: 2,8%
- Netshoes: 1,9%
- Shein: 1,4%
Vale lembrar, contudo, que o cálculo que aponta o market share das lojas citadas no relatório da Conversion baseou-se no número de visitas e não no faturamento. Desse modo, o estudo também pode apontar que essas 10 lojas detêm 51,6% de toda a audiência do e-commerce no Brasil em 2022.
Assim que puder clique em “Lojas de e-commerce no Brasil” e saiba mais sobre esse tema!