A 36ª edição do relatório WebShoppers recentemente lançada pela consultoria Ebit revelou que o mobile commerce ou m-commerce (comércio eletrônico via dispositivos móveis) teve uma alta de 56,2% no faturamento nos últimos 12 meses.
De acordo com a consultoria, esse crescimento se deve ao fato de que as pessoas não estão somente comprando mais via m-commerce como também estão gastando mais a cada compra, posto que foi registrado no mesmo período um aumento de 14,9% no Ticket Médio dessa modalidade.
As categorias campeãs no ranking de pedidos via m-commerce foram:
• Moda e acessórios: 15%
• Casa e decoração: 14%
• Saúde, cosméticos e perfumaria: 12%
• Eletrodomésticos: 12%
• Telefonia e celulares: 11%
Para a consultoria App Annie, as transações mundiais realizadas via m-commerce chegarão aos US$ 2,3 trilhões em 2017 e vão superar os US$ 6 trilhões até 2021, ano em que quase todas as pessoas do planeta entre 5 e 75 anos portarão ao menos uma tecnologia móvel (celular, smartphone ou tablet, entre outras).
Apesar dos números promissores, há atualmente ao menos 3 desafios que o m-commerce precisa superar para poder crescer, são eles, a questão a internet intermitente em lugares públicos, a segurança e a privacidade e, por fim, as questões ligadas ao Design para telas pequenas e ao check-out.
Diante desses fatos, alguém como você que está pensando em realizar uma implantação de e-commerce não deve subestimar a força do m-commerce. O negócio, então, é se preparar adequadamente para essa modalidade por meio do desenvolvimento de lojas virtuais Mobile Friendly, Mobile First e/ou com design responsivo.