Marketing Boca a Boca é uma concepção de Marketing que tem como objetivo incitar as pessoas a fazerem um burburinho, isto é, uma fofoca positiva sobre a sua marca ou produto e, desse modo, gerar mais confiança, credibilidade e intenções de compras.
Dizem que nada no universo viaja mais rápido do que a velocidade da luz, a não ser a velocidade da fofoca. Imagine, então, contar com uma rede de fofocas positivas sobre a sua marca e-commerce na internet e fora dela. Seria o máximo, não é?
Enfim, este é um tipo de Marketing muito poderoso. Para você ter uma ideia, o Marketing Boca a Boca gera US $6 trilhões em gastos anuais no mundo, conforme dados divulgados no blog da Semrush. Além disso, ele é responsável por 13% de todas as vendas.
De fato, esse tipo de Marketing pode ajudar a aumentar a confiança do seu público na sua marca e-commerce. Ele também possibilita aumentar os compartilhamentos de posts sobre a sua marca nas redes sociais e gerar mais intenções de compras, entre outras vantagens. Saiba mais em seguida!
POR QUE USAR A ESTRATÉGIA DO MARKETING BOCA A BOCA NO SEU E-COMMERCE?
O Marketing Boca a Boca pode proporcionar muitos benefícios ao seu e-commerce. Por exemplo, essa estratégia pode lhe ajudar a:
Aumentar a confiança na sua marca:
- 88% das pessoas são mais propensas a confiar em uma marca quando um amigo ou membro da família a recomenda, conforme dados do blog da Thrive My Way. O burburinho positivo que o Marketing Boca a Boca produz pode ajudar nesse processo.
Gerar mais compartilhamentos sobre a marca:
- 58% dos consumidores compartilham suas experiências positivas sobre uma marca nas redes sociais e pedem a opinião de familiares, colegas e amigos sobre o assunto, de acordo com informações da SDL citadas pelo blog Every One Social.
Conquistar novos clientes:
- 85% das pequenas empresas conquistam novos clientes locais graças às referências boca a boca, de acordo com dados do blog Writers Block Live. Ou seja, se você puder incitar o Marketing Boca a Boca, essas oportunidades aparecerão mais facilmente.
Aumentar a eficiência do Marketing:
- 54% de aumento na eficiência do Marketing em geral é o que proporciona o boca a boca, conforme dados de um estudo da Market Share citado pela Forbes. Em outras palavras, quanto maior o burburinho sobre a sua marca, melhor para o seu e-commerce.
Gerar mais intenções de compra:
- 71% das pessoas são mais propensas a fazer uma compra quando referidas pelas mídias sociais, de acordo com dados da Hubspot. Por isso, você deve sempre incentivar as pessoas a comentarem os seus posts em redes sociais como o Facebook e Instagram, entre outras.
Como se pode observar, o Marketing Boca a Boca é comprovadamente um recurso que pode gerar ótimos resultados para o seu negócio. Mas como colocar essa estratégia em prática? Bem, continue lendo e obtenha algumas dicas que poderão lhe ajudar a fazer esse trabalho!
MARKETING BOCA A BOCA: COMO APLICAR NO CONTEXTO DO SEU E-COMMERCE?
Uma dica muito importante que lhe ajudará a aplicar o Marketing Boca a Boca no contexto do seu e-commerce é trabalhar com conteúdo emocional. De acordo com dados de infográfico da Invesp, as marcas que inspiram maior intensidade emocional geram até 3 vezes mais Marketing Boca a Boca do que marcas menos conectadas emocionalmente.
Por isso, uma boa pedida fazer uso do storytelling. O storytelling, para quem não sabe, é a arte de contar histórias cativantes sobre uma marca tendo em vista encantar as pessoas. Esse recurso permite gerar maior conexão emocional e identificação do seu público com a sua marca. Isso, por sua vez, tem potencial para gerar aquela fofoca positiva que gera mais confiança e intenções de compras.
Outro recurso muito bacana que pode ser útil em termos de Marketing Boca a Boca é o influenciador digital. Um influencer pode fazer com que a sua marca entre na mente e no coração dos consumidores com mais facilidade. Você pode unir o poder de um influencer com uma estratégia de live commerce, potencializando assim os resultados.
Enfim, para fins de Marketing Boca a Boca você também pode tentar viralizar conteúdos nas redes sociais, oferecer recompensas às pessoas que indicam os seus produtos e presentear consumidores com brindes, entre outras ações. Dê o seu jeito!
Assim que puder clique em “Marketing Preditivo” e saiba como esse recurso pode ser útil para o seu e-commerce!