Fraudes no e-commerce: estatísticas e meios de proteção

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Conheça também as formas mais comuns que os criminosos usam para ludibriar consumidores e instituições!

Fraudes no e-commerce: no phishing, o criminoso cria uma loja virtual idêntica à sua para roubar dados sigilosos dos consumidores. Imagem: @pikisuperstar
Fraudes no e-commerce: no phishing, o criminoso cria uma loja virtual idêntica à sua para roubar dados sigilosos dos consumidores. Imagem: @pikisuperstar

Fraudes no e-commerce são quaisquer meios utilizados por criminosos para burlar os sistemas de pagamento ou ludibriar consumidores e instituições tendo em vista, desse modo, obter vantagens para si próprios. As fraudes podem envolver falsificações, cracking e phishing, por exemplo, entre outras ações.

Para você ter uma ideia do tamanho do problema, conforme estimativas da empresa alemã especializada em dados de mercado, Statista, as perdas por fraudes no e-commerce mundial na área de pagamentos online foram na ordem de US $20 bilhões em 2021.

Ainda de acordo com a Statista, as perdas por fraudes no e-commerce em 2020 foram de US $17,5 bilhões. Isso significa que em 2021 houve um aumento de mais de 14% neste tipo de crime, o que a Statista atribui às restrições de movimento voltadas ao combate da Covid-19.

Por estes e outros motivos, a empresa de pesquisas de mercado Markets and Markets citada pelo blog Finances Online espera que o tamanho do mercado global de detecção e prevenção de fraudes cresça de US $20,9 bilhões (em 2020) para US $38,2 bilhões (em 2025). 

Vídeo: fraudes no e-commerce

PRINCIPAIS TIPOS DE FRAUDES NO E-COMMERCE

Existem vários tipos de fraudes no e-commerce. As principais, contudo, são as seguintes:

  • Auto-roubo: o criminoso faz uma compra em uma loja virtual usando cartão de crédito próprio e, logo depois, diz que não se lembra de tê-la feito. Assim, eles passa a exigir o estorno do valor pago;
  • Amigável: uma das fraudes no e-commerce mais comuns. Um amigo ou parente usa dados do titular do cartão de crédito sem que este saiba para fazer compras em lojas online;
  • Cartão alheio: usando meios ilícitos, o estelionatário obtém os dados do cartão de crédito do consumidor. Logo depois, ele usa esses dados para fazer compras em uma loja virtual;
  • Cracking: o ladrão descobre a senha que a vítima usa em uma loja virtual. Assim, ele entra no sistema e muda os endereços de entrega ou usa os dados de cartões para fazer compras em outras lojas;
  • Phishing: neste tipo de fraude no e-commerce, o ladrão cria um site igual ao da sua loja virtual. Sem perceber, o consumidor digita dados sigilosos nesse site e faz compras que nunca serão entregues;
  • Mobile: o ladrão rouba um smartphone ou captura dados bancários da vítima via smishing e, em seguida, usa esses dados para fazer compras em lojas virtuais.

Como se pode observar, as fraudes lesam tanto os consumidores quanto os varejistas. Elas atingem em cheio a credibilidade da loja virtual e das marcas de e-commerce, gerando desconfianças e perdas de clientes.

DESAFIOS E IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE FRAUDES

A engenhosidade dos criminosos para aplicar fraudes no e-commerce é vasta. De acordo com a Signal Sciences citada pelo blog Finances Online, os varejistas de e-commerce lidam com uma média de 206 mil ataques na web por mês. Por isso, os desafios na área são imensos.

A saber, conforme dados de infográfico da Invesp, os principais desafios dos comerciantes no que diz respeito às fraudes no e-commerce são:

  • Verificação da identidade do cliente (60%);
  • Demora na confirmação do pagamento (43%);
  • Confirmação da entrega do pacote (44%);
  • Verificação de endereço (45%);
  • Surgimento de métodos de pagamento novos (26%);
  • Capacidade limitada de recuperar mercadorias (25%);
  • Avaliação do risco de fraude por país/região (11%);
  • Aceitação de pagamentos internacionais (13%);
  • Falta de prevenção de fraude especializada (15%);
  • Excesso de revisões de pedidos manuais (14%).

Apesar das dificuldades, é importante investir no combate às fraudes porque isso pode não apenas manter, mas também melhorar a credibilidade da sua marca e-commerce. Isso, por sua vez, pode proporcionar mais confiança para os consumidores comprarem na sua loja virtual.

COMO IMPEDIR AS FRAUDES NO E-COMMERCE?

Há várias formas de impedir as fraudes no e-commerce. A mais interessante, contudo, é o uso de aplicativos antifraude como o Konduto, por exemplo. Além disso, você pode realizar análises de risco e criar um histórico de fraudes para impedir a reincidência de criminosos.

https://youtu.be/5FeW8iL-jqE
Vídeo: saiba mais sobre a tecnologia Konduto contra fraudes no e-commerce

Outro jeito de impedir as fraudes no e-commerce é monitorar as pessoas que fazem muitas compras ao longo do dia, o que é um indício de fraude. Você também pode aderir ao uso de certificações de segurança na sua loja online. Enfim, dê o seu jeito!

Assim que puder clique em “Biometria” e saiba como essa tecnologia tem sido usada para evitar fraudes no pagamento e-commerce!