As compras mobile vão abocanhar um terço do varejo online em 2017, segundo a 35ª edição do relatório WebShoppers da Ebit, no entanto, ainda existem alguns desafios no ramo que precisam ser superados.
Entre os desafios do Mobile Commerce estão os 3 que aponto a seguir, confira:
• Check-out:
As telas muito pequenas dos smartphones causam dificuldades para os consumidores nos momentos em que eles precisam preencher formulários de cadastro ou realizar verificações. Os campos para a entrada de caracteres são muito pequenos, o que faz com que os atos de inserir números de cartões bancários, endereços, telefones e dados pessoais se transforme em um martírio.
• Internet intermitente:
Quando o usuário está fora da sua zona de conforto, isto é, em lugares públicos, e precisa usar a rede Wi-Fi local ou outra rede como a 3G ou 4G, por exemplo, a navegação na internet pode sofrer muitas interrupções e fazer com que o consumidor desista de realizar uma compra em uma loja virtual como a sua e, assim, pratique o chamado abandono de carrinho.
• Segurança e privacidade:
Além da questão da intermitência, a internet pública deixa o consumidor muito receoso nos momentos em que ele precisa inserir dados de cartões bancários e informações pessoais. Em outras palavras, os sinais de internet públicos não conferem muita confiança e segurança aos consumidores.
Algumas dessas questões como a do check-out, por exemplo, podem ser superadas por meio de lojas virtuais criadas com plataformas e-commerce modernas como a da Vtex, a qual conta com a inovadora tecnologia SmartCheckout®, que possibilita a realização de uma compra com a penas um e-mail para login e um clique (não requer inserção de senhas a partir da segunda compra). Outras, porém, como a segurança e privacidade na navegação em internet com sinal público são um pouco mais difíceis de resolver.
Contudo, mesmo com essas dificuldades, as compras via mobile continuam em franco crescimento e os novos empreendedores não podem ignorar esse fato. Nesse cenário, mais do que nunca, as plataformas omnichannel ganham força e preferência na hora da implantação de e-commerce.