Política de privacidade e-commerce: por que você deve criar a sua?

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Política de privacidade e-commerce pode gerar mais confiança para comprar. Imagem: @storyset
Política de privacidade e-commerce pode gerar mais confiança para comprar. Imagem: @storyset

Política de privacidade e-commerce é um documento que define o modo de uso dos dados dos consumidores que acessam a sua loja virtual. Isto é, trata-se de uma declaração oficial da empresa com diretrizes que estabelecem quais, como, quando, por que e onde os dados serão usados, bem como quem os usará.

Importante dizer, por meio dos web cookies, dos formulários e de outras tecnologias, uma loja virtual como a sua pode coletar vários tipos de dados dos consumidores. Por exemplo, do momento em que o consumidor entra na loja até a finalização de uma compra, uma loja pode captar o nome, o e-mail, o endereço, o CPF, os números de cartões, as preferências, etc.

Por questões de segurança e de privacidade, não se pode tratar dados assim de qualquer forma. Neste contexto, vale lembrar, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor no Brasil desde 2020, prevê advertências, multas e outras sanções para as empresas que não dão um tratamento adequado aos dados dos consumidores.

Por isso, para deixar claro que você trata os dados dos consumidores do jeito certo é importante criar uma política de privacidade e-commerce. Uma vez pronta, você pode publicá-la em uma página da sua loja virtual e citá-la quando conveniente; ou incluí-la na sua plataforma de gestão de consentimento. Com ela, você poderá passar mais confiança e tranquilidade aos consumidores.

Vídeo: política de privacidade no e-commerce

POR QUE CRIAR UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E-COMMERCE?

Ao criar uma política de privacidade e-commerce, você poderá:

Oferecer mais controle e confiança para os consumidores comprarem na sua loja virtual:

De acordo com dados do blog Legal Jobs, 79% dos usuários da web em todo o mundo sentem que perderam o controle sobre os seus dados pessoais. Desse modo, ao lhes apresentar uma política de privacidade, você oferece mais controle e consequentemente mais confiança para as pessoas fazerem compras no seu e-commerce.

Eliminar as preocupações com a privacidade:

Ainda conforme o blog Legal Jobs, 67% dos usuários da web em todo o mundo estão mais preocupados com a privacidade online do que nunca. Neste contexto, uma política de privacidade e-commerce é muito útil para proporcionar maior tranquilidade para que os consumidores possam acessar e comprar na sua loja virtual.

Eliminar as preocupações com o uso de dados:

De acordo com um estudo do Pew Research Center citado pelo Ledgeview Partners, 79% dos entrevistados disseram estar muito ou um pouco preocupados com a forma como as empresas estão usando os dados que coletam sobre eles. Aqui também uma política de privacidade é muito útil, pois ela reduz ou elimina essas preocupações.

Obter retorno positivo:

Conforme dados de pesquisa da Cisco citada pelo já mencionado Ledgeview Partners, 40% das empresas entrevistadas relataram benefícios pelo menos duas vezes maiores do que seus gastos com privacidade. Ou seja, investir em privacidade e criar uma política de privacidade e-commerce pode ter um custo, mas também tem um bom retorno.

Vídeo: saiba mais sobre a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor no Brasil desde 2020

COMO CRIAR UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADE NO E-COMMERCE?

Para elaborar uma política de privacidade e-commerce você deve informar quais os dados dos consumidores que serão usados e quem os usará. Além disso, é preciso deixar claro onde, quando, como e por que os dados serão usados. Esclareça ainda sobre o uso de cookies, de tecnologias de segurança e compartilhamento de dados.

Informe também sobre as garantias que a sua loja oferece de que os dados dos consumidores não vão ser vazados na internet. Tire dúvidas sobre login e cadastro, aborde o uso de tecnologias de localização, etc. Enfim, explique tudo o que puder sobre o uso de dados para que o consumidor possa se sentir tranquilo para comprar.

Ao criar a política de privacidade e-commerce você pode recorrer ao suporte de um advogado para e-commerce e de outros profissionais pertinentes como os da área de Informática e de Marketing. Também pode usar plataformas de gestão de privacidade como a Privacy Tools, por exemplo, que tem uma ferramenta para gestão de políticas. Dê o seu jeito!

Assim que puder clique em “5 políticas que você deve elaborar para o seu e-commerce” e leia um post complementar!