SEO e UX no e-commerce são dois conceitos que estão interligados. SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Buscas. E UX é a sigla para User Experience ou Experiência do Usuário. O primeiro visa atrair e o segundo reter leads e clientes dentro do seu negócio digital.
Atrair muitos visitantes para dentro da sua loja virtual é importante, mas não é garantia de sucesso. De acordo com a Nice Latin America citada pelo site TI Inside, investir em novos clientes é entre 5 e 25 vezes mais caro do que reter os atuais. Portanto, a retenção é tão importante quanto a atração.
Pois para lhe ajudar tanto em um quanto em outro processo, eu lhe apresento a seguir 4 recursos de SEO e UX no e-commerce. Além disso, listo algumas dicas para testar e melhorar a performance da sua loja virtual em ambos os fatores. Continue lendo e fique por dentro!
SEO para e-commerce
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4 RECURSOS DE SEO E UX NO E-COMMERCE
Para melhorar SEO e UX no e-commerce, invista em recursos como:
1 – Inbound Marketing:
O Inbound Marketing tem como princípios atrair, converter, relacionar e encantar. No que diz respeito à atração, o Inbound baseia-se na publicação de conteúdo com palavras-chave encontráveis em mecanismos de buscas como o Google. Isto é, conteúdo SEO.
Desse modo, para atrair visitantes deve-se criar sobretudo blog-posts e páginas de vendas. Conforme a Hubspot citada por Artillery, 48% mais tráfego é o que geram os sites com 51 a 100 páginas em relação a sites com 1 a 50 páginas. Ou seja, quanto mais páginas melhor.
2 – Personas:
Personas sem dúvida ajudam a melhorar o SEO e UX no e-commerce. Persona é o nome dado ao arquétipo que representa um grupo de pessoas que tendem a comprar na sua loja online. Você deve, portanto, definir suas personas antes de criar conteúdo.
De acordo com dados do site Sharp Spring, 82% das empresas que usam personas melhoraram sua proposta de valor. Isso significa que o conteúdo que elas apresentam se encaixa melhor com as expectativas dos consumidores. Isso ajuda a atrair e reter.
3 – Storytelling:
Outro recurso que ajuda a reter leads e clientes dentro da proposta de SEO e UX no e-commerce é o storytelling, termo que no Marketing pode ser traduzido como a arte de contar histórias cativantes sobre uma marca e seus produtos.
Em storytelling, as histórias devem expor valores, gerar significados e identificação. Conforme a Content Works, 74% das marcas não têm significado na vida dos consumidores. Então, para reter pessoas, seja uma das 26% que geram significados.
4 – Gamificação:
No e-commerce, a gamificação é a aplicação de princípios lúdicos como competição, desafios e recompensas no ambiente de uma loja virtual. As técnicas de gamificação geram engajamento, aumentam a retenção e melhoram a experiência do usuário.
Dos e-commerces que atuam no Brasil, o Shopee é o que mais retém usuários. Em parte, isso se deve à gamificação. Seja como for, um aumento de 5% na retenção amplia a receita em torno de 25% a 95%, segundo a Harvard Business School. A gamificação é útil aqui.
SEO E UX NO E-COMMERCE: A IMPORTÂNCIA DE TESTAR
Seria ótimo só implantar recursos de SEO e UX no e-commerce e deixar eles evoluírem sozinhos. Mas não é assim que acontece. Nós precisamos testar tudo todos os dias, pois só assim é que é possível melhorar continuamente nossos processos.
Não deixe de fazer, portanto, testes com Mapas de Calor, análises de retenção e experimentos de CRO com ferramentas como Hotjar, Google Optimize e Microsoft Clarity, por exemplo. Use também os recursos de Lead Tracking e Lead Scoring de plataformas de automação de Marketing como a RD Station. Obtenha insights o tempo todo e otimize tudo o que puder para melhorar a atração e retenção de leads e clientes no seu e-commerce.
Assim que puder clique em “Page Experience” e conheça a atualização do Google que coloca a UX como fator de ranqueamento.