Realidade Aumentada: como usar isso no e-commerce?

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Tecnologia proporciona melhor experiência de compras online

Realidade Aumentada melhora a experiência de compra no e-commerce. Imagem: @pikisuperstar
Realidade Aumentada melhora a experiência de compra no e-commerce. Imagem: @pikisuperstar

Realidade Aumentada (RA) ou Augmented Reality (AR) é uma tecnologia que combina elementos do mundo físico com elementos do mundo virtual em tempo real em uma tela que pode ser de um smartphone, de um tablet ou de um óculos de RA, por exemplo.

Desse modo, uma pessoa pode projetar na tela do celular um produto virtual como um vaso com flores sobre a mesa de sua cozinha física. Também pode projetar uma cortina no quarto, um tênis no próprio pé, um boné em sua cabeça, entre outras situações.

Com efeito, a RA tem um grande potencial para uso no e-commerce. Por meio dela, empresas como a sua podem criar sistemas de projeções de produtos e provadores virtuais, os quais permitem que os consumidores experimentem antes de comprar.

Assim, por meio da RA, os consumidores podem experimentar roupas, acessórios e produtos de beleza como batons e maquiagens antes de fazer uma compra. Elas podem visualizar como ficará um móvel como um sofá em suas salas, um colar em seus pescoços, um carro em suas garagens, etc.

Isso permite que os consumidores tirem muitas dúvidas acerca dos produtos que pretendem comprar online. Sendo assim, essa tecnologia pode ajudar a reduzir cancelamentos de pedidos e trocas de produtos.

Além disso, sendo um recurso que melhora a experiência de compras, a Realidade Aumentada tem o poder de atrair mais pessoas para o seu e-commerce. Ela também pode gerar maior fidelização e aumento na taxa de conversão.

COMO USAR A REALIDADE AUMENTADA NO E-COMMERCE?

Muitas empresas já usam a AR hoje em dia. De acordo com post do blog norte-americano Practical E-commerce, a Ikea lançou o app Place que permite colocar móveis em qualquer lugar. Já a Kohl’s lançou no Snapchat um armário virtual que permite misturar e combinar roupas. E a L’oréal usou a tecnologia para implantar o primeiro teste de cosméticos na Amazon.

Ou seja, há muitas formas de aplicar a RA no e-commerce. Você pode, por exemplo, desenvolver um aplicativo para alguns dos seus produtos. Também pode usar os sistemas de filtros do Snapchat ou do Instagram. Além disso, pode contratar uma plataforma e-commerce que conte com este recurso e inseri-lo direto na sua loja virtual.

Vídeo: o que é Realidade Aumentada

Seja como for, você pode obter muito mais engajamento ao usar a AR no seu comércio eletrônico. Recomendo fazer alguns testes. Comece com um produto viável mínimo em um de seus canais de vendas como o Instagram, por exemplo. Logo depois, se der certo, tente expandir para outros canais online como a sua própria loja virtual.

Assim que puder clique em “E-commerce no metaverso” e descubra como poderá ser o comércio digital em um mundo altamente imersivo!