Fundamental no Inbound Marketing para e-commerce, a geração de leads permite transformar visitantes aleatórios de uma loja virtual como a sua em contatos, isto é, em pessoas que fornecem nome e e-mail e assim entram para a sua lista de assinantes.
Uma vez transformadas em contatos, as pessoas passam a receber as suas mensagens de e-mail com promoções e outros conteúdos. Esse processo, chamado de nutrição de leads, educa os leads até que eles se sintam preparados para fazer uma compra.
Conforme a Invesp, 50% mais leads prontos para comprar a um custo 33% menor é o que obtém as empresas que se destacam na nutrição de leads. Mas antes de nutrir você precisa capturar leads, o que pode ser feito por meio de ferramentas como o chat e os formulários. Saiba mais sobre isso em seguida!
FERRAMENTAS MAIS USADAS PARA GERAÇÃO DE LEADS
De acordo com dados da Ruler Analytics, as ferramentas mais usadas para captar leads são:
Formulários:
- 84% dos profissionais de Marketing usam formulários para capturar leads. Eles podem trabalhar com vários tipos de formulários como os de conteúdo ou os de pedidos de demonstração, por exemplo.
Telefonemas:
- 50% dos profissionais de marketing telefonam para as pessoas tendo em vista convertê-las em leads. Além disso, eles também podem esperar que as pessoas lhes façam uma ligação para então realizar a conversão.
Chat:
- 33% dos profissionais de Marketing usam o chat ao vivo como ferramenta de conversão. Neste caso, é possível usar na sua loja virtual ferramentas como a Omnichat ou Zendesk, por exemplo, ou apps mensageiros como o Whatsapp.
OUTRAS FORMAS DE CAPTURAR LEADS
Formulários, telefonemas e chats, contudo, não são as únicas ferramentas que permitem gerar leads. O Marketing de Eventos, por exemplo, também pode ser útil. Por meio de um scanner de mão é possível ler os crachás dos participantes de um evento e captar seus nomes e e-mails direto para a sua lista de contatos.
De fato, 68% dos profissionais de Marketing B2B concordam que eventos ao vivo ajudam na geração de leads, segundo dados do Marketing Charts. Além disso, 61% dos profissionais de Marketing usam webinars para o mesmo propósito.
As squeeze pages (muitas vezes chamadas de landing pages) também têm sua importância na geração de leads. Para você ter uma ideia, conforme dados da HubSpot citada pelo Blogging Wizard, sites com 40 ou mais landing pages geram 12 vezes mais leads.
COMO RASTREAR OS LEADS
Além de capturar leads, você precisa rastreá-los. Rastrear é reunir dados de acesso e interações dos leads em vários apps e sistemas da sua loja virtual e outros canais de comunicação e vendas. Só desse modo pode-se entender de onde um lead veio e o que ele pretende; e saber se e quando ele fechará uma venda no seu e-commerce.
Plataformas de Inbound Marketing como a RD Station possuem as ferramentas ideias para rastrear leads e assim trabalhar na geração de leads qualificados. O recurso Lead Tracking da RD Station, por exemplo, permite monitorar as visitas que os consumidores fazem em sites de e-commerce como o seu. Assim você pode descobrir quais leads estão realmente interessados em comprar e focar suas ações neles.
Já o recurso Lead Scoring, também da RD Station, conta com um sistema de pontuação que permite identificar quais leads estão mais próximos de fazer uma compra em quais ainda não. Assim, com esta pontuação como base, você pode criar estratégias para levar os leads mais preparados à finalização de uma compra. Além disso, também pode educar os menos preparados para que eles um dia possam comprar.
Performance da RD Station
Aqui na Agência e-Plus nós usamos a RD Station para cuidar das campanhas de Inbound Marketing dos nossos clientes desde junho de 2021. Aliás, nós usamos essa plataforma na nossa própria agência com resultados muito positivos. Já no nosso primeiro ano com a RD Station obtivemos 20% de aumento na receita do nosso departamento de Marketing. Ou seja, trata-se de uma plataforma muito boa.
Enfim, faça uso de formulários, landing pages, telefonemas, eventos, chats e outros recursos para captar leads. Mas não se esqueça de rastrear os seus leads, o que pode ser feito com plataformas como a RD Station.
Assim que puder clique em “Qual a importância do lead no e-commerce” e leia um post complementar!