Um estudo publicado pela Cuponomia recentemente demonstrou que só 10% dos consumidores online jamais teria realizado um abandono de carrinho após verificar o valor do frete, o que levanta novamente a questão: aderir ou não o frete grátis?
Conforme podemos ler em “Frete grátis no e-commerce cai em desuso”, o Relatório WebShoppers 34 já havia nos mostrado (pouco antes da pesquisa da Cuponomia) que as grandes lojas virtuais estão reduzindo a oferta desse tipo de serviço no Brasil, o que gera ainda mais dúvida para os administradores de comércios eletrônicos como você.
Frete e-commerce com várias opções
Ao que parece, o modo mais fácil de resolver essa questão é oferecer múltiplas opções de frete. Dessa forma, o consumidor poderá escolher aquela alternativa que melhor se adeque ao seu bolso ou à sua pressa:
• Quem escolhe pelo bolso?
Há consumidores que não querem pagar nenhum centavo a mais por uma mercadoria e, por isso, preferem o frete grátis. Eles não se abalam se tiverem que esperar uma semana, duas semanas ou mais para receberem o produto.
• Quem escolhe pela pressa?
Os consumidores de e-commerce mais apressados querem o produto para ontem. Por isso, podem até pagar um pouco mais pelo frete para que a entrega seja feita o mais rápido possível.
• Quem abandona o carrinho?
Consumidores com pressa e com pouco dinheiro para um frete rápido acabam desistindo de comprar. Isso é provavelmente uma das causas do temível abandono de carrinho nas lojas virtuais.
Há contudo, outro problema. Um problema de Customer Experience, para ser mais exato. Se a loja virtual só oferece uma opção de frete pago, por exemplo, o consumidor que tem pouco dinheiro fica sem saída. Logo, ele simplesmente desiste.
Como resolver a questão do frete e-commerce?
No artigo “5 tipos de frete e-commerce” você poderá saber um pouco sobre as entregas feitas via bicicletas, motoboy, transportadoras, frota própria e correios, cada qual com características e custos diferenciados, que (se disponibilizadas para escolha dos seus clientes) podem amenizar as desistências.
Além dessas opções, com um pouco de criatividade sempre pode se oferecer outras. Que tal trabalhar com pontos de retirada, nos quais o consumidor vai até uma loja ou ponto físico para buscar sua encomenda?
Portanto, o truque para evitar o abandono de carrinho, ao meu ver, é oferecer várias opções de frete com diferentes valores. Dessa maneira, o consumidor poderá escolher o melhor jeito e o melhor preço de frete para receber seu produto conforme as demandas dele no momento.