Marketing de Permissão é uma concepção de Marketing que tem como princípio a divulgação de publicidade somente com a autorização do consumidor. Desse modo, ele impacta apenas um grupo seleto de pessoas que consentem a veiculação da publicidade. Uma de duas vantagens é a redução do desperdício de tempo e recursos com que não tem interesse no que você vende.
Para pedir a permissão dos consumidores é possível recorrer, por exemplo, aos formulários de captura de leads, entre outros recursos. Funciona assim, quando um visitante entra na sua loja virtual, ele poderá se deparar com um formulário com os dizeres “Assine nossa Newsletter e receba nosso conteúdo grátis” ou “Assine e receba nossas promoções diretamente no seu e-mail”.
Ao inserir nome e e-mail e enviar o formulário, o visitante passa a ser um lead, isto é, um contato. Com efeito, agora com a autorização dele, você poderá enviar as suas promoções ou o seu fluxo de Nutrição de Leads, ou seja, os seus conteúdos educativos que irão preparar o lead para as compras no seu e-commerce.
Além de permissões para envio de e-mails, você também pode pedir consentimento para envio de propaganda via SMS e notificações push, entre outras coisas. Seja como for, ao direcionar seu conteúdo apenas para quem consente, o seu e-commerce passa a ser visto como uma marca que respeita o consumidor.
VANTAGENS DO MARKETING DE PERMISSÃO
O Marketing de Permissão proporciona muitas vantagens ao seu comércio eletrônico. Por exemplo, por meio dele é possível:
- Melhorar a reputação da sua empresa: ao invés de sufocar os consumidores com conteúdos que eles não pediram, seu e-commerce direciona a propaganda para quem consentiu. Isso transmite mais respeito ao consumidor e melhora a reputação da sua empresa;
- Reduzir a perda de tempo e os custos de divulgação: você assegura que só as pessoas que têm verdadeiro interesse nos seus produtos irão receber o seu conteúdo. Assim, evita-se o desperdício de tempo e os gastos com publicidade;
- Aumentar o retorno do investimento: a propaganda focada em quem tem interesse nos seus produtos gera mais conversão de vendas com menos custos. Dessa maneira, o seu retorno do investimento também passa a ser melhor.
Além disso, pedir permissão para divulgar cria um vínculo mais profundo com quem aceita receber o seu conteúdo. Esse vínculo, por sua vez, pode se estender por um longo prazo gerando fidelização e compras contínuas feitas pelo consumidor no seu e-commerce.
COMO IMPLANTAR
Para implantar o Marketing de Permissão você deve recorrer às plataformas correlatas. Por exemplo, se a ideia é trabalhar com conteúdo com notificações push, use um sistema como o OneSignal. Já se pretende trabalhar com fluxos de e-mail, então use uma plataforma de automação de Marketing como a RD Station.
Vale lembrar, o Marketing de Permissão feito por e-mail integra-se ao Inbound Marketing. Ou seja, uma vez que o consentimento tenha sido dado, entra em cena a Nutrição de Leads, que é um processo de Inbound.
Enfim, comece a usar o Marketing de Permissão no seu e-commerce e melhore o desempenho da sua conversão de vendas. Faça um teste!
Assim que puder clique em “Marketing Omnichannel” e saiba como usar essa estratégia de divulgação!