Do Inglês “native advertising” ou “native ads”, a publicidade nativa ou anúncio nativo é um anúncio em formato de peça de conteúdo como um vídeo, post ou notícia, por exemplo, divulgado em meio ao conteúdo original de canais como blogs e sites jornalísticos de terceiros. Tal conteúdo segue o mesmo formato do canal onde será publicado, mas com um indicativo que demonstra que se trata de uma propaganda.
O termo “nativo” ou “nativa” aplica-se a este tipo de propaganda porque ao invés de ter a aparência de propaganda, ela se parece mais com o conteúdo nativo do canal onde ocorre sua publicação. Isto é, possui o mesmo formato e emprega a mesma estrutura visual do conteúdo nativo. Por ser uma propaganda, o conteúdo deve ter obrigatoriamente uma indicação como “Patrocinado por” ou “Promovido por”, por exemplo.
De acordo com dados publicados no Daily Blogging, a taxa de cliques nos anúncios nativos é 40 vezes maior do que os anúncios gráficos clássicos. Além disso, 53% dos consumidores veem anúncios nativos com mais frequência do que anúncios gráficos. E, nos próximos anos, 25% do mercado será movido por native ads. Ou seja, trata-se de uma tendência e de uma oportunidade que poderá ser útil para o seu e-commerce.
COMO USAR PUBLICIDADE NATIVA A FAVOR DO SEU E-COMMERCE
O primeiro passo para usar esse recurso a favor do seu e-commerce é escolher uma plataforma de publicidade nativa. Em seguida, eu lhe apresento 5 das mais utilizadas hoje em dia, confira:
- Taboola
- MGID
- Outbrain
- AdNow
- UOL Ads
Logo depois de escolher a plataforma, defina o seu público e o seu objetivo com esse tipo de publicidade. Posteriormente, crie o conteúdo de forma que o formato e a estrutura do mesmo fiquem o máximo possível semelhantes ao conteúdo original do canal onde pretende publicar.
Use, enfim, os recursos da plataforma para definir a segmentação do público que poderá ver o seu anúncio e definir também um orçamento para a sua campanha, entre outros parâmetros.
Como você poderá observar, a native ads não é invasiva. Ela gera maior consciência de marca, aumentando a fama da sua marca e-commerce. Além disso, pode gerar links de referência para as páginas de vendas da sua loja virtual ou para o seu blog, entre outras vantagens. Em resumo, é um recurso que vale a pena testar!
Assim que puder clique em “Medir brand awareness” e conheça 3 formas de avaliar a consciência de marca que o público tem acerca do seu e-commerce!