Bootstrap é o modo com que é denominada a ação de criar um negócio sem a ajuda de investidores, isto é, empregando nele apenas os próprios recursos financeiros. Seria possível realizar uma ação como essa no e-commerce?
Bem, eu tenho uma boa e uma má notícia para quem quer ser um Bootstrap no e-commerce. Vou começar pela má, que diz respeito às desvantagens de iniciar, por exemplo, uma loja virtual usando apenas o dinheiro do seu próprio bolso, confira:
– Você pode cair do cavalo e quebrar a cara:
Imagine que você termina de desenvolver a sua loja virtual e o seu dinheiro acabou. Não há um investidor e nem tão pouco há grana para divulgar seus produtos. Você vende o carro para obter recursos para uma campanha de publicidade. Só que as vendas não decolam. Sua loja entra em falência. Você fica sem loja, sem carro e mais pobre do que antes.
– Você pode se estressar com a concorrência desleal:
O modo Bootstrap de empreender é mais demorado, pois os recursos para investir em melhorias não caem do céu. Porém, os seus concorrentes que têm investidores, têm também mais dinheiro e, por isso, eles podem passar sobre você como um rolo compressor (como se diz na gíria). Eles podem ficar com a maior parte do seu mercado e deixa-lo só com alguns pouquíssimos clientes.
Agora a boa notícia, que diz respeito ao benefícios de ser um Bootstrap no e-commerce:
– Você se concentra melhor:
Uma vez que no Bootstrap o dinheiro é seu e não de um investidor, seu grau de atenção aos detalhes do Plano de Negócios e do projeto de criação de uma loja virtual serão bem maiores do que o normal. Esse estado de alerta lhe ajudará a evitar erros e poderá leva-lo ao sucesso.
– Você terá o controle total do seu negócio e-commerce:
Quando investidores entram no jogo, eles pegam um pedaço (às vezes bem grande) do negócio para eles e deixam você com migalhas. Mas ao trabalhar no modo Bootstrap, 100% do negócio e dos resultados dele será seu.
– Se a coisa desandar, você não terá dívidas:
Caso você coloque o dinheiro de um investidor na jogada e perca o jogo, você terá que ressarcir o investidor. Já no modo Bootstrap, todo o dinheiro investido é seu e, se algo der errado, você não terá que ressarcir ninguém, isto é, não terá nenhuma dívida.
Não obstante, em resposta à pergunta “Is it possible to Bootstrap a ecommerce?” publicada na rede social do conhecimento Quora, a fundadora da One Million by One Million, Sramana Mitra cita seis casos de sucesso de Bootstrap no e-commerce, são eles:
– net
– Flipkart
– FineArtAmerica
– Fresh Diet
– CableOrganizer
– Bay.ru
Agora, respondendo à pergunta do título deste post, é claro que o Bootstrap pode funcionar no e-commerce, apesar de haver muitos riscos das coisas desandarem. No entanto, mesmo se você tiver um investidor, haverá riscos também e eles não serão poucos.
É preciso ser otimista e pensar que, no pior dos casos, uma falência não é o fim do mundo (seja como Bootstrap ou como parceiro de um investidor) e que até mesmo uma falência pode se tornar uma experiência positiva para a criação de um e-commerce outlier no futuro.