O que é FOMO: como usar isso no e-commerce?

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Saiba como o “medo de perder” ajuda a fazer mais vendas na sua loja virtual!

Use o FOMO para criar um senso de urgência para as compras na sua loja virtual. Imagem: @stories
Use o FOMO para criar um senso de urgência para as compras na sua loja virtual. Imagem: @stories

FOMO é a sigla para Fear of Missing Out, que em tradução para o Português significa “medo de perder”. Trata-se de um termo usado em Marketing para denominar à sensação que as pessoas sentem de que vão se arrepender se não participarem de um evento ou se não comprarem um produto a tempo, por exemplo.

Em outras palavras, o FOMO é um gatilho psicológico de vendas muito difícil de resistir porque ele provoca o sentimento de que o consumidor está deixando escapar uma grande oportunidade. Vale lembrar, essa expressão foi cunhada no ano 2000 pelo estrategista de Marketing norte-americano, Dan Herman.

No e-commerce, esse medo de perder, por sua vez, pode acelerar as vendas de produtos e até gerar pré-vendas. Pois neste post, eu lhe mostrarei 5 formas de começar a fazer isso agora mesmo na sua loja virtual. Acompanhe em seguida!

COMO USAR O FOMO NO E-COMMERCE

Para gerar nos consumidores o “medo de perder uma oportunidade” na sua loja virtual, use técnicas como:

1 – Limite de tempo:

Inclua um cronômetro de ofertas nas páginas de vendas do seu e-commerce. Esse recurso conta com um relógio com contagem regressiva para o fim da promoção que, desse modo, força os consumidores a tomarem uma decisão de compra.

2 – Limite de estoque:

Informe próximo ao preço do produto a quantidade em estoque. Faça com que o consumidor perceba que há poucas unidades e que, sendo assim, ele precisa tomar uma atitude de compra agora ou irá perder a chance.

3 – Notificações em tempo real:

Integre à sua loja um app capaz de notificar as atividades dos seus clientes como compras e avaliações em tempo real em uma pop up pequena no rodapé. Isso certamente gerará o FOMO nos visitantes que estiverem de passagem.

4 – Produtos populares:

Enquanto as pessoas visitam o seu e-commerce, destaque os seus produtos mais populares e mais bem avaliados. Elas poderão pensar, “se tem tanta gente assim comprando, então isso deve ser bom”. Desse modo, você ativa nelas o “medo de perder” esses produtos incríveis.

5 – Vendas antecipadas:

Pouco antes do lançamento de produtos como o próximo modelo de um smartphone muito querido pelo público, lance uma campanha de vendas antecipadas. Isso certamente gerará o FOMO nos consumidores e muitos deles farão a compra.

Vídeo: formas de criar senso de urgência no e-commerce (o conteúdo está em Inglês, mas você pode ativar a tradução da legenda para o Português nos controles do player no Youtube)

Como se pode observar, o FOMO produz essa ansiedade para as compras no e-commerce. Use, então, estas e outras formas de FOMO na sua loja virtual para vender mais.

Assim que puder clique em “Página de produto” e conheça 5 recursos para gerar mais vendas!