No e-commerce, o tráfego direto é aquele em que o consumidor digita a URL da sua loja virtual no navegador. Ou seja, o acesso ao site e-commerce é feito de forma direta, sem passar por um motor de buscas como o Google ou por cliques em links de referência de terceiros.
De acordo com estudo do Semrush, a visita direta é o fator de ranqueamento mais importante do Google. Ela reflete a consciência que o consumidor tem acerca da sua marca. Em outras palavras, cada visita direta demonstra o quanto uma marca é conhecida fora da web e, portanto, relevante.
Desse modo, vale muito a pena gerar visitas assim no seu site de e-commerce. Mas antes de fazer isso é preciso saber como verificar esse tipo de tráfego. Pois neste post você entenderá como funcionam essas duas coisas. Continue lendo!
COMO VERIFICAR O TRÁFEGO DIRETO NO GOOGLE ANALYTICS
Para verificar o tráfego direto por meio do Google Analytics é muito simples. Primeiramente, faça login no sistema. Logo depois, clique nos menus “Acquisition”, “All Traffic” e “Channels”. Em seguida, na tela que se abrirá, encontre a linha “direct”. Pronto. Aí está.
Ocorre, porém, que nem sempre o Google Analytics consegue identificar as fontes de tráfego corretamente. Muitas vezes o sistema confunde as fontes e classifica erros de direcionamento, links em PDFs offline, links de e-mails, links de anúncios pagos e de anúncios em redes sociais, entre outras coisas, como tráfego direto.
Basicamente, quando o Google Analytics não consegue identificar a fonte do acesso, ele acaba classificando a visita como tráfego direto. Para atenuar isso e obter uma contabilização mais precisa você pode usar parâmetros UTM.
Os parâmetros UTM são elementos com os quais você pode criar URLs personalizadas e, desse modo, rastrear o tráfego e a performance individual de cada uma delas. Isso sem dúvida lhe ajudará a fazer uma leitura muito mais correta do tráfego no seu e-commerce.
COMO AUMENTAR O TRÁFEGO DIRETO?
Vimos que o tráfego direto é bom para o seu e-commerce porque ele demonstra para os motores de buscas que a sua marca é relevante para os consumidores. Isto é, ele mostra que sua marca é conhecida fora na internet e, portanto, tem credibilidade.
Mas como fazer para aumentar o tráfego direto? Há muitas formas de se fazer isso. Você pode, por exemplo, investir em:
- Branding: gestão da marca, o que envolve otimização do nome, logotipo, logomarca, áudio marca, cores, mascote, embalagem, discurso, cultura organizacional, etc.;
- Brandformance: campanhas de branding monitoradas por meio de métricas como a Brand Awareness, o que permite verificar se o fortalecimento da marca está realmente acontecendo;
- Storytelling: campanhas de contação de histórias sobre a marca, o que possibilita aumentar o seu significado e a sua credibilidade perante o público;
- Assessoria de Imprensa: exposição da marca em canais como o rádio, a televisão, o jornal, as revistas e os portais de conteúdo, entre outros canais, por intermédio de um assessor de imprensa;
- Marketing impresso: exposição da marca por meio de cartazes, flyers, folhetos, cartões postais e outros impressos, que podem gerar visitas diretas no e-commerce.
Aumente, enfim, o tráfego direto no seu e-commerce, pois além de gerar visitas esse tipo de tráfego é muito importante como fator de ranqueamento em motores de buscas como o Google. Quanto mais pessoas entrarem diretamente na sua loja virtual melhor.
Assim que puder clique em “Trafego para e-commerce” e conheça os 6 principais tipos.