Share of Search é uma métrica que prevê a participação de mercado e a saúde das marcas por meio de dados de pesquisas orgânicas feitas pelos internautas consumidores no motor de buscas do Google. Em outras palavras, trata-se de um número percentual que resulta do total de buscas por uma marca dividido pelo total de buscas de todas as marcas da categoria em um período.
De acordo com o especialista em eficácia de Marketing, Les Binet, que apresentou o conceito da Share of Search pela primeira vez ao longo da Conferência EffWorks Global 2020 (veja no vídeo ao longo deste post), quando esta métrica sobe, a métrica market share (participação de mercado) a acompanha. Ademais, ela pode prever a queda ou o crescimento de uma marca, o que permite aos gestores realizarem ações antecipadas.
Para Binet, a participação de mercado de uma marca influencia as buscas no Google. Segundo ele, os consumidores desejam saber mais informações sobre algo que compraram e, com efeito, uma alta procura por um produto pode indicar que a marca está prestes a crescer. E, ao contrário, uma baixa procura revela uma possível queda.
Desse modo, essa métrica pode ser usada no dia a dia de um e-commerce como o seu para prever seu crescimento ou queda em relação aos e-commerces concorrentes. Além disso, ela permite avaliar o impacto das ações de publicidade em curto, médio e longo prazos, entre outras vantagens. Continue lendo e saiba mais sobre isso!
COMO CALCULAR A SHARE OF SEARCH
Há uma fórmula para calcular a Share of Search. Você deve dividir o total de buscas por uma palavra-chave relacionada à sua marca pelas pesquisas totais de todos os concorrentes em um período e multiplicar por 100. Por exemplo, vamos calcular a Share of Search de fabricantes de computadores. O primeiro passo para fazer isso é descobrir o quanto as pessoas buscam por eles no Google.
Use para isso a ferramenta Keyword Overview da Semrush. Por meio dessa ferramenta descobri o volume total de buscas no Brasil em setembro de 2021 das seguintes palavras-chave: “computadores Dell (49.500)”, “computadores Acer (590)”, “computadores HP (1.000)”, “computadores Apple (720)” e “computadores Lenovo (880)”. Somando tudo, temos um total de 52.690 buscas.
Agora, aplicando a fórmula, dividimos 49.500 por 52.690 e multiplicamos por 100, ao que chegamos ao resultado de 94% de Share of Search da Dell. Ao fazermos o mesmo cálculo com as demais marcas obtemos HP 1,9%, Lenovo 1,7%, Apple 1,3%, Acer 1,1%. Lembrando que é possível fazer o mesmo cálculo usando outras palavras-chave como “notebook” e “desktop”, por exemplo.
Ao realizar o mesmo cálculo nos meses seguintes para todas as marcas será possível determinar se existe uma taxa de crescimento ou de decrescimento nas buscas e, além disso, na participação de mercado. Desse modo, será possível também saber quais ações tomar de forma antecipada para melhorar os resultados da sua marca em relação às outras.
VANTAGENS DE USAR ESSA MÉTRICA
A métrica Share of Search proporciona várias vantagens. Ela possibilita, por exemplo:
- Determinar o percentual de buscas para cada marca em um setor ou categoria em um período;
- Ter uma noção, por meio do percentual de buscas, da participação de mercado de cada marca;
- Prever crescimento ou decrescimento na participação de mercado;
- Ajudar os profissionais de Marketing a prever e definir orçamentos de divulgação;
- Avaliar impacto das ações de publicidade em curto, médio e longo prazo;
- Comparar a performance de participação de mercado com a concorrência.
Além disso, o uso dessa métrica é barato, acessível, ágil e eficiente. É um método muito prático para medir a saúde da sua marca ao longo do tempo. Portanto, se puder integrar isso ao seu e-commerce de alguma forma, você terá um bom recurso para medição do seu sucesso.
Assim que puder clique em “Métrica de vaidade” e entenda quais métricas podem ser mais e quais podem ser menos importantes para o seu e-commerce!