Você já pensou em criar uma marcenaria online? De fato, uma loja virtual pode lhe ajudar ultrapassar a barreira regional e a se estabelecer no âmbito nacional. Assim, ao invés de vender seus produtos de madeira só no seu bairro, você passa a comercializá-los em todo o Brasil.
E para começar você só precisa ter uma ideia e criar um produto viável mínimo. Na sequência é preciso impulsionar e escalar o projeto. Pois acompanhe e aprenda em seguida como fazer isso!
MARCENARIA ONLINE: DA PRIMEIRA IDEIA AO CRESCIMENTO
O método que vou lhe ensinar para iniciar a sua marcenaria online é o da startup e-commerce, o qual baseia-se no livro “The Learn Startup” (A Startup Enxuta), de Eric Ries. Ele consiste em quatro etapas de empreendedorismo que visam gastar o mínimo possível para criar e lançar um produto no mercado, confira:
1 – Ideia:
Comece identificando um problema que os consumidores têm e que pode ser solucionado com um produto de marcenaria. Por exemplo, muitas pessoas gostam de decorar as paredes da casa. Então, para estas pessoas você poderá criar placas de madeira com os dizeres ou imagens que elas preferirem.
Neste momento, porém, concentre-se em um produto apenas. Mais adiante, quando seu projeto amadurecer, você poderá acrescentar mais produtos ao seu portfólio. Além disso, nesta fase você ainda não precisa pensar na loja virtual. Concentre-se apenas na ideia inicial e no protótipo do produto ou produto viável mínimo.
2 – Validação:
Lance o seu produto viável mínimo para pequenos públicos dentro da sua cidade. Isto é, ao invés de fazer um lançamento em grande escala, apresente o produto somente para públicos restritos. A ideia é verificar como as pessoas se comportam diante do produto, que ainda é um protótipo, e obter insights para aperfeiçoá-lo.
Como esta é uma fase de testes, você não precisará de uma estrutura muito grande. Use, então, plataformas econômicas ou gratuitas como as redes sociais. Monte uma página para o produto e divulgue-a para um pequeno público por meio de anúncios pagos. Analise a adesão, o engajamento, os reviews, as opiniões dos consumidores.
3 – Tração:
Otimize o produto usando para isso os reviews e opiniões dos primeiros compradores. Use também as percepções que obteve a partir dos dados de divulgação do produto, entre outras métricas que poderá obter a partir de aplicativos analíticos integrados às suas campanhas.
Agora, com seu produto testado e otimizado, amplie o público. Ao invés de divulgar só na sua cidade, divulgue também nas cidades adjacentes. E enquanto faz isso, continue testando e aperfeiçoando. Depois, amplie os testes para outros estados até atingir nível nacional. Crie, então, uma loja virtual.
4 – Escala:
Inicie a expansão do negócio. Passe a vender o produto em âmbito nacional via e-commerce. Além disso, comece a desenvolver novos produtos para compor o seu portfólio. Lembre-se, os novos produtos devem passar pela mesma estratégia de “ideia, validação, tração e escala” que você empregou no seu primeiro produto.
Nesta fase, você poderá pensar em otimizar não apenas os produtos, mas também a sua loja virtual. Incremente-a, por exemplo, com sistemas de gestão de entregas, atendimento, feedback, segurança e outros recursos avançados. Se necessário, migre para uma plataforma e-commerce mais robusta, que suporte o crescimento.
MARCENARIA ONLINE: A PLATAFORMA E-COMMERCE
O momento em que você precisar escolher a plataforma para criar e gerenciar a sua marcenaria online é crucial. Uma escolha errada pode demandar muito trabalho extra, além de muito mais custos. Portanto, recomendo desde o início alugar a melhor plataforma e-commerce que puder.
Escolha sobretudo uma plataforma elástica, que permita que a sua loja virtual possa crescer sem gargalos e ter um bom desempenho em grandes eventos como a Black Friday. Assim, você não precisará fazer uma custosa migração quando o seu e-commerce começar a ganhar corpo e escala no cenário nacional.
IDEIAS DE PRODUTOS PARA MARCENARIA ONLINE
Existem vários tipos de produtos que você poderá vender em uma marcenaria online, confira uma lista em seguida:
- Produtos para cozinha: tábuas para corte, bases para copos, colheres e porta-guardanapos, por exemplo;
- Móveis diversos: armários, guarda-roupas, mesas, cadeiras, plataformas para camas, racks e muito mais;
- Itens para jardins: floreiras, vasos, hortas verticais, painéis, treliças, suportes para vasos, jardineiras, etc.;
- Decoração: esculturas, placas, objetos, enfeites, adornos, ornamentos, peças artesanais e outros itens.
Estes são apenas alguns exemplos. Há uma imensa gama de produtos de madeira que você poderá criar e vender a partir da sua loja virtual de marcenaria. É possível ofertar tanto produtos prontos quanto personalizados. Você decide.
ABRINDO UMA MARCENARIA ONLINE: A PARTE BUROCRÁTICA
Ao longo do processo de criação da sua marcenaria online você deve se lembrar de abrir uma empresa e obter um CNPJ. Só dessa forma é que poderá emitir notas fiscais, o que é imprescindível no e-commerce. Para o processo de abertura de empresa, eu recomendo criar antes de tudo um plano de negócios. Esse documento pode ser redigido enquanto você desenvolve o seu negócio por meio do método da startup enxuta que já expliquei de forma resumida.
A maior vantagem de vender os seus produtos de marcenaria no e-commerce é que uma loja virtual tem alcance nacional. Desse modo, você deixa de vender só no seu bairro e passa a vender no país todo. Além disso, uma loja online abre as portas 24 horas por dia, todos os dias do ano, o que inclui os feriados. Ou seja, é uma máquina de vendas que não descansa nunca.
Assim que puder clique em “Como montar um brechó online” e saiba como colocar esse tipo de negócio para funcionar!