Tráfego para e-commerce é um termo que nomeia a movimentação de consumidores em lojas virtuais, marketplaces e mobile lojas, por exemplo, entre outros sites de vendas online. A importância disso é que sem essa movimentação não é possível vender. Simples assim.
Enquanto no comércio físico as pessoas muitas vezes entram por livre e espontânea vontade, no comércio eletrônico elas precisam ser constantemente convidadas, motivadas e educadas para as compras. Em outras palavras, o dono de loja virtual precisa gerar tráfego e, além disso, qualifica-lo.
A saber, o tráfego qualificado é aquele formando por visitantes online que estão alinhados com as propostas de valor de ao menos um produto à venda em uma loja virtual como a sua. Em outras palavras, ele é formado por pessoas que demonstram interesse em comprar.
Seja como for, gerar tráfego requer um esforço contínuo de divulgação. Felizmente, há várias formas de fazer isso. E logo em seguida você ficará sabendo de seis delas. Pois continue lendo e fique por dentro!
6 TIPOS DE TRÁFEGO PARA E-COMMERCE
Você pode atrair tráfego para e-commerce de diversas maneiras. Por exemplo, que tal apostar nestes 6 tipos:
1 – Direto:
O tráfego direto é aquele em que o consumidor digita a URL da sua loja virtual no navegador. Ou seja, o acesso é feito de forma direta, sem que para isso o consumidor faça clique em links de terceiros.
Esse tipo de movimentação pode ser gerada após campanhas de Branding, Brandformance e Brand Awareness, que aumentam a consciência de marca. Ademais, impressos como panfletos também podem gerar visitas diretas.
2 – E-mail Marketing:
As mensagens de E-mail Marketing que incluem links podem direcionar tráfego para os seus sites de e-commerce. Os consumidores interessados nos seus produtos poderão clicar nos links e assim gerar visitas na sua loja virtual.
Além disso, consumidores com pouco ou nenhum interesse podem ser educados para as compras por meio de mensagens de e-mail. Assim, cedo ou tarde eles clicam em algum link que os direcionam para sua loja.
3 – Orgânico:
Tráfego orgânico é aquele que provém de conteúdo publicado na web de forma gratuita, isto é, não patrocinada. Esse conteúdo pode ser, por exemplo, um post de blog ou de rede social, as páginas de vendas de uma loja virtual, etc.
Hoje em dia, o tráfego orgânico mais comum é o proveniente dos resultados de pesquisas feitas pelos internautas em buscadores como o Google, Bing, Yahoo, AOL, UOL, etc. Um blog de e-commerce é perfeito para gerar esse tipo de tráfego.
4 – Pago:
No e-commerce, o tráfego pago abrange as visitas feitas nas páginas de uma loja online por consumidores logo depois de encontrarem e clicarem em anúncios patrocinados em motores de buscas, redes sociais e sites parceiros destes.
Para gerar tráfego pago no seu e-commerce você deve primeiramente se cadastrar em uma plataforma Ads. Neste tipo de sistema online você poderá comprar, criar e veicular anúncios, os quais atrairão o público para as suas páginas de vendas.
5 – Referência:
O tráfego de referência é um termo usado para identificar os internautas que chegam a um site a partir de um link incluso em um site de terceiro. Isto é, ele diz respeito à audiência gerada a partir de backlinks.
Existem várias formas de gerar backlinks para a sua loja. Use, por exemplo, recursos como o mailing de imprensa e o Co-Marketing, que têm o poder de influenciar e fazer com que as pessoas apontem links para o seu e-commerce.
6 – Social:
As redes sociais são uma das formas mais usadas para gerar tráfego para e-commerce hoje em dia. Elas contam com vários recursos que ajudam a preparar e encaminhar consumidores para as suas páginas de vendas.
Grandes redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, também podem gerar o chamado Marketing Viral. Isso, por sua vez, permite atrair milhares de consumidores para o seu e-commerce com apenas um único post.
IMPORTÂNCIA DE ATRAIR TRÁFEGO PARA E-COMMERCE
No Brasil, só 1% dos visitantes de uma loja virtual fazem uma compra. Ou seja, a cada 100 visitantes, apenas 1 é convertido em cliente. Portanto, para se fazer 10 vendas por dia nessas condições é necessário obter 1.000 visitantes no período.
Desse modo, o dono ou gerente de e-commerce deve investir pesado em divulgação tendo em vista a atrair cada vez mais tráfego. Obter tráfego já é meio caminho andado para o sucesso no e-commerce.
Assim que puder clique em “Performance digital” e descubra como melhorar os resultados das suas campanhas de divulgação online!