Mapa de calor ou heatmap é uma representação visual que reflete o comportamento dos usuários em uma determinada interface online. Ele é gerado por um sistema que contabiliza ações como as rolagens de página, os cliques e os movimentos do mouse ou dedos feitos pelos internautas em telas, e que transforma esses dados em um mapa colorido.
Em geral, os sistemas ou aplicativos de mapa de calor indicam as áreas mais acessadas de uma página com cores quentes como a vermelha e a amarela, por exemplo. Eles também demarcam as áreas menos acessadas com cores frias como a verde e a azul.
Sendo assim, um mapa de calor pode revelar quais conteúdos os internautas gostam mais e quais eles gostam menos em uma página. Com efeito, pode-se usar essas informações para obter insights para melhorias da performance da página, o que pode resultar em mais leads e clientes para o seu negócio.
É possível gerar mapas de calor em qualquer página de uma loja virtual e/ou de um blog de e-commerce. Desse modo, os donos e gerentes de e-commerce como você podem ter uma visão geral do comportamento dos internautas em seu comércio eletrônico, entender a realidade e descobrir oportunidades.
COMO USAR O MAPA DE CALOR NO E-COMMERCE
Para gerar mapas de calor no seu e-commerce você deve primeiramente integrar um app adequado à plataforma e-commerce com a qual gerencia sua loja virtual ou ao CMS com o qual administra o seu blog de e-commerce.
Existem no mercado vários apps que geram mapas de calor. O Hotjar, por exemplo, é ótimo para sites de e-commerce. Mas há também o Microsoft Clarity, o Heatmap e o CrazyEgg, entre outros.
Seja lá qual app você escolher, ele passará a monitorar tudo o que os consumidores fazem com o mouse quando visitam uma página da sua loja online ou do seu blog e-commerce. Dessa maneira, você poderá entender o que eles querem do seu negócio.
A partir disso será possível planejar e implantar melhorias baseadas em dados reais. Os mapas podem lhe ajudar a saber em que parte da página colocar o seu conteúdo mais importante ou se deve destacar um botão ou um link, por exemplo.
Ao usar os mapas de calor você poderá entender quais partes da sua loja virtual ou blog de e-commerce precisam de um redesign. Também poderá saber quais imagens atraem e quais não atraem os consumidores, entre outras coisas.
VANTAGENS
Use os mapas de calor no seu e-commerce para:
- Descobrir as preferencias da sua base de leads e adaptar seu site de acordo com elas;
- Entender os motivos pelos quais seu e-commerce não está tendo uma boa performance de vendas ou de captação de leads;
- Saber a razão de um artigo de blog de e-commerce não estar tendo o envolvimento esperado;
- Compreender o porquê de a taxa de rejeição de uma página estar muito alta;
- Descobrir se existe algum problema de navegação na interface da sua loja online ou do seu blog;
- Entender se há conteúdo confuso em meio às suas páginas e que, portanto, gera rejeições;
- Descobrir o que está causando abandono de carrinho na sua loja virtual;
- Saber onde exatamente otimizar o design do site e assim permitir que os visitantes possam encontrar o que estão procurando com mais facilidade;
- Descobrir e eliminar pontos que geram ilusão de completude na interface da loja online.
Os mapas de calor, enfim, proporcionam melhor visualização de dados. Eles lhe ajudam a aumentar o seu poder de análise, possibilitando dessa forma que você tenha um ganho de produtividade. Além disso, no fim das contas, eles fornecem os dados que você precisa para otimizar seu e-commerce e vender mais.
Assim que puder clique em “5 testes de usabilidade para melhorar seu layout e-commerce” e leia um post complementar.