Gestão de consentimento é o termo que nomeia o processo de administração das permissões de uso de cookies em sites como o de um comércio eletrônico, por exemplo. Com efeito, esse trabalho pode ser feito de forma automatizada por uma Consent Management Platform (CMP).
Vale dizer, na web, um cookie é um arquivo que sites como a sua loja virtual enviam ao navegador de cada usuário. Esse arquivo armazena dados como senhas, e-mails, telefones, endereços, etc. Assim, ele permite “lembrar” desses dados pessoais no momento oportuno e melhorar a usabilidade do site.
Todavia, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que seja solicitada a permissão aos usuários para o uso de seus dados. Desse modo, ela impacta diretamente nos cookies. Então, para evitar as sanções da LGPD, os sites devem solicitar a permissão para o uso de cookies aos usuários.
Aqui é que entram as plataformas de gestão de consentimento ou CMP na sigla inglesa. Esse tipo de tecnologia permite varrer o site e-commerce identificando cookies ativos. As CMP também pedem a permissão aos visitantes para o uso de cookies de forma automática. Além disso, elas criam banners e pop-ups com informações sobre políticas de dados.
5 PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONSENTIMENTO
Logo em seguida, eu listo 5 plataformas de gestão de consentimento que você poderá usar no seu e-commerce. Essas CMPs estão entre as mais modernas da atualidade. Clique nos links para ler o enunciado de cada uma delas e faça a sua escolha:
Em geral, essas plataformas geram avisos sobre o uso de dados e oferecem aos consumidores opções para permitirem ou proibirem o processamento. Elas coletam, armazenam, gerenciam e fornecem a prova de consentimento do usuário.
Além disso, elas autenticam usuários em vários tipos de dispositivos e canais. Ou seja, elas abrangem os sites que abrem em computadores desktops e notebooks e também em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Enfim, se é a sua intenção adequar a sua loja virtual à LGPD, então faz bem usar uma CMP. Essa tecnologia pode lhe poupar muitas dores de cabeça com o uso de dados dos consumidores. Eu recomendo.
Assim que puder clique em “Cookies de terceiros: eles vão acabar?” e descubra como o Google pretende substituir esses identificadores por outra tecnologia.