O que é Account Based Marketing?

3 minutos de leitura
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Account Based Marketing abrange criar uma campanha de divulgação específica para cada conta empresarial. Imagem: @pch.vector
Account Based Marketing abrange criar uma campanha de divulgação específica para cada conta empresarial. Imagem: @pch.vector

Account Based Marketing (Marketing Baseado em Conta) é uma concepção de Marketing que visa divulgar campanhas com foco em contas específicas. Trata-se de uma estratégia de divulgação que pode ser usada sobretudo por empresas de e-commerce do ramo B2B.

A ideia é listar 5 a até cerca de 1.000 empresas e criar campanhas de Marketing personalizadas para cada uma delas. Desse modo, com conteúdo exclusivo para cada empresa da lista, espera-se que os resultados sejam muito melhores do que o das campanhas tradicionais.

E, de fato, os resultados são melhores. De acordo com estudo da Itsma, 87% dos profissionais de publicidade que implantam o Account Based Marketing dizem que este gera um Return on Investment (ROI) mais alto do que qualquer outro tipo de Marketing.

Se é tão bom assim, então que tal conhecer um pouco mais sobre isso? Pois é exatamente o que você ficará sabendo logo adiante. Continue lendo e fique por dentro!

COMO TRABALHAR COM ACCOUNT BASED MARKETING

O primeiro passo para começar a trabalhar com campanhas de Account Based Marketing é conhecer os seus três tipos de estratégias:

1 – One to one: consiste em divulgar para uma média de 25 empresas de forma altamente personalizada. Isto é, cada campanha é praticamente única para cada empresa;

2 – One to few: visa a divulgação de campanhas personalizadas para pequenos grupos de 5 a 20 empresas que possuem características em comum;

3 – One to many: consiste na divulgação de campanhas personalizadas para grandes grupos com mais ou menos 1.000 empresas com algumas características em comum.

Sabendo disso, defina com qual tipo de campanha irá trabalhar. Logo depois, crie uma lista de empresas cujas necessidades se encaixam com as soluções dos produtos que você vende. Esse tipo de empresa é mais qualificada, de modo que ao trabalhar com elas as chances de sucesso aumentam.  Para selecioná-las use recursos como perfis de Cliente Ideal, por exemplo.

Com a lista em mãos, faça o upload dos dados da mesma em plataformas ADS como a Google Ads ou Facebook Ads, entre outras. Crie o conteúdo das campanhas e faça a divulgação. Além disso, prepare sua equipe de vendas para abordar as empresas. Enquanto as campanhas acontecem, mensure as métricas e também as Key Performance Indicators (KPIs). Discuta os resultados com sua equipe, faça melhorias e escale o projeto.

Vídeo: saiba mais sobre Account Based Marketing (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS

A usar o Account Based Marketing você pode:

  • Mostrar as campanhas apenas para empresas qualificadas para comprar;
  • Concentrar-se em poucas empresas e aumentar as chances de sucesso;
  • Aumentar a eficiência das suas campanhas, gerando mais clientes com menos desperdícios;
  • Aumentar a qualidade das vendas e assim gerar mais clientes good fit.

Além disso, ao divulgar dessa forma você acaba engajando muito mais as empresas, o que viabiliza aumentar o seu Ticket Médio por meio de campanhas de upselling e cross-selling integradas.

Assim que puder clique em “Marketing Personalizado” e saiba como usar esse recurso!