Em 2019, o Google anunciou um projeto de ampliação da privacidade na web, o Privacy Sandbox, o qual visava sobretudo encerrar ou restringir o suporte aos cookies de terceiros. Pois agora, isso já tem data marcada para acontecer, o que abordarei mais adiante neste texto.
Antes, contudo, vale lembrar o que é um cookie. Trata-se de um arquivo de computador que armazena dados como senhas, e-mails, itens de carrinhos de compras, acessos em sites, etc. Dessa maneira, ele permite rastrear dados e ações dos usuários em um navegador de forma individual.
Os cookies de terceiros, por suas vezes, são aqueles criados por empresas terceiras, isto é, diferentes daquela empresa cujo site você visita. Desse modo, os dados rastreados por tais cookies encaminham-se para as mãos de empresas às quais o usuário muitas vezes nem sabe que existem.
Empresas como as agências de Marketing Digital, agências de performance e agências de e-commerce, por exemplo, usam os dados capturados por estes cookies para melhorar os anúncios pagos, os conteúdos orgânicos e a usabilidade das lojas online de seus clientes, entre outras coisas.
Ocorre, porém, que o rastreamento individual de cookies de terceiros gera problemas de privacidade. Muitos consumidores não aceitam que as empresas os espionem desse forma. Além disso, as leis de proteção de dados têm restringido a abordagem desses cookies. Assim, eles estão perto do fim.
O FIM DOS COOKIES DE TERCEIROS
De acordo com o que nos revela Armando Roggio no blog norte-americano Practical E-commerce, os navegadores como o Microsoft Edge, Apple Safari e Brave já eliminaram ou reduziram a ação dos cookies de terceiros. Mas o Chrome, que 70% dos internautas usam, ainda não o fez.
Todavia, o fim dos cookies do Chrome está bem próximo. Conforme o Blog do Google Brasil, isso ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, até o final de 2022 serão concluídos os testes e as APIs das novas tecnologias de rastreamento como a FLoC, que estão sendo desenvolvidas, serão lançadas.
Logo depois, em meados de 2023, o Chrome passará a encerrar pouco a pouco o suporte aos cookies de terceiros. O processo se concluirá até o final do mesmo ano. A transição levará algo em torno de um ano, de modo que os editores e o setor de publicidade tenham tempo para migrar seus serviços.
Assim que puder clique em “Navegadores sem cookies mudarão o Marketing de Performance” e leia um post complementar.