O que é Meio de Funil?

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Conheça a segunda etapa do Funil de Vendas!

Meio de Funil: onde você educa e prepara os consumidores para as compras. Imagem: @vectorjuice
Meio de Funil: onde você educa e prepara os consumidores para as compras. Imagem: @vectorjuice

Meio de Funil é o segundo estágio do Funil de Vendas, este último o qual também é constituído pelo Topo de Funil e Fundo de Funil. Trata-se de uma etapa voltada sobretudo para captar o contato dos consumidores e assim transformá-los em leads, e que também visa gerar consideração e intenção de compra.

Sendo o segundo estágio, o Meio de Funil é a parte central do Funil de Vendas. Em outras palavras, ele é o espaço intermediário onde é possível iniciar um relacionamento de longo prazo com os consumidores. E mais do que isso, ele prepara os visitantes que entraram pela boca do funil para que se sintam à vontade para tomarem uma decisão de compra.

Em geral, os consumidores que estão no Meio de Funil passaram pelo Topo de Funil e, portanto, sabem que tem um problema que precisam resolver. Muitos deles conhecem de forma superficial boa parte dos seus produtos e soluções. Agora, então, você precisa transformá-los em leads e nutri-los com conteúdo educacional para as compras.

Etapas do Funil de Vendas. Imagem: @freepik
Etapas do Funil de Vendas. Imagem: @freepik

OBJETIVOS DO MEIO DE FUNIL DE VENDAS

Basicamente, o Meio de Funil requer:

  • Fornecer informações mais aprofundadas e assim mostrar que os consumidores precisam das suas soluções;
  • Mostrar de forma específica quais os produtos e os serviços você pode oferecer aos clientes para solucionar os problemas deles;
  • Responder às dúvidas e quebrar as objeções dos consumidores para que eles possam assim decidir comprar os seus produtos;
  • Transformar os consumidores que passaram pelo Topo de Funil em cadastrados ou assinantes do seu e-commerce, isto é, em leads;
  • Gerar leads frios, isto é, que já sabem que seus produtos existem, mas ainda não têm certeza se vão compra-los;
  • Transformar os leads frios em leads aquecidos, ou seja, que já sabem que seus produtos existem e que já decidiram compra-los;
  • Coletar dados dos consumidores na medida em que eles se tornam assinantes e fazem o download dos seus materiais especiais como e-books e whitepapers.

E enfim, o principal objetivo do Meio de Funil é direcionar os consumidores para a próxima etapa, o Fundo de Funil, onde ocorrem os fechamentos das compras.

Vídeo: saiba mais sobre funil de vendas (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

COMO CRIAR UM MEIO DE FUNIL NO SEU E-COMMERCE

Dado que o Meio de Funil é o estágio no qual é necessário transformar os consumidores em leads e depois nutri-los com conteúdos especiais, deve-se então desenvolver materiais aprofundados sobre os seus produtos e soluções.

A ideia é fazer com que os consumidores que já tiveram um primeiro contato com o seu e-commerce passem a ter a certeza de que precisam muito dos produtos que você vende.

Desse modo, é fundamental desenvolver conteúdos persuasivos. Use argumentos de vendas para mostrar os detalhes e as vantagens dos seus produtos, e assim criar expectativas e desejos de compras.

Além disso, o conteúdo de Meio de Funil deve tirar as dúvidas dos consumidores. Ele também precisa desfazer as objeções dos consumidores e desse modo apontar o caminho certo para a finalização das compras.

Nesta fase, produza, por exemplo, guias comparativos, catálogos, e-books, checklists, whitepapers, posts e vídeos, entre outros materiais para nutrir e educar. Depois, troque esses materiais pelo e-mail e inicie assim um relacionamento de longo prazo com o consumidor. Conduza, dessa forma, os consumidores para o Fundo de Funil, onde as compras acontecem.

FERRAMENTA PARA MONITORAR E OTIMIZAR O SEU FUNIL DE VENDAS

A principal ferramenta que você precisa usar para criar e administrar um Funil de Vendas no e-commerce é um software Customer Relationship Management (CRM) com plataforma de automação de Marketing. Aqui na agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma RD Station para cuidar do Funil de Vendas dos nossos clientes.

A RD Station permite gerenciar todo o seu Marketing a partir de um único lugar. Com ela você pode trabalhar o Topo, Meio e Fundo de Funil; gerir a sua Régua de Relacionamento; medir o Lead Scoring; criar jornadas de compras personalizadas e muito mais. Vale a pena conhecer.

Assim que puder clique em “Funil de Vendas para e-commerces” e leia um post complementar!