O crescimento do e-commerce na pandemia movimentou cerca de R$ 126 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O setor teve alta de 68% em 2020. Milhares de lojas surgiram quase da noite para o dia e passaram a vender online no período.
Esses números expõem uma evolução nunca antes vista no comércio eletrônico. Com os períodos de quarentena e o fechamento dos comércios físicos, os varejistas precisaram transformar-se digitalmente para assim sobreviverem no mercado. Confira mais números em seguida!
CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NA PANDEMIA
De acordo com a Abcomm, no período da pandemia o e-commerce obteve:
- 126,3 bilhões de reais em faturamento;
- 68% de crescimento nas vendas online em 2020 em comparação com 2019;
- 10% de aumento na participação no faturamento total do varejo;
- 300 milhões (mais de) pedidos feitos pelos consumidores;
- R$ 419,00 de ticket médio nas compras.
Além disso, ainda conforme a ABComm, 20 milhões de brasileiros descobriram o e-commerce durante a pandemia. Nesse meio tempo, mais de 150 mil lojas passaram a vender online. No auge, uma loja virtual surgia a cada minuto no Brasil.
AUMENTO DAS VAGAS DE EMPREGO
Com a expansão do e-commerce, o número de vagas de emprego, sobretudo no setor de logística, subiu. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os postos de trabalho com carteira assinada que mais cresceram foram:
- Auxiliar de logística (28,1%);
- Estoquista (19,1%);
- Embaladores de produtos (12,7%).
Conforme o portal O Globo, os setores de entregas e logística criaram quase 90 mil vagas de emprego com o avanço do e-commerce. Só o Mercado Livre anunciou recentemente a intenção de contratar 7.200 trabalhadores em todo o Brasil.
O portal O Globo relata ainda que o Magazine Luiza contratou 2.800 funcionários em 2020. Além disso, a rede varejista gerou mais 4 mil vagas de trabalho indiretas. Hoje, a empresa emprega 47 mil pessoas.
ENTRANDO NO E-COMMERCE: MONTANDO UMA LOJA VIRTUAL
Se você é um varejista de loja física que pretende entrar para o e-commerce, então fique atento à algumas etapas pelas quais você precisará passar. Em geral, os empreendedores desse ramo precisam:
- Ter uma ideia básica inicial do negócio online que pretendem criar;
- Criar um planejamento, o que geralmente pode ser feito com um bom Plano de Negócios;
- Obter o capital inicial e o capital de giro junto a investidores;
- Abrir uma empresa (caso ainda não tenha uma) para então poder emitir notas fiscais;
- Desenvolver uma loja virtual com a melhor plataforma e-commerce possível;
- Fazer a divulgação usando, por exemplo, anúncios online e Marketing de Conteúdo, etc.;
- Contar com um bom gateway de frete para fazer as entregas com qualidade;
- Realizar o pós-compra e assim fidelizar clientes até transformá-los em fregueses;
- Treinar os colaboradores para desse modo evitar erros de processos;
- Investir em melhoria contínua das tecnologias e processos de trabalho.
Ao criar uma loja virtual, um dos fatores que você precisará dar mais atenção é o design. Um bom design original exclusivo proporciona vantagens como diferenciação e valorização da marca, por exemplo, coisas essenciais em um mercado com muitos concorrentes.
Ademais, é importante testar e otimizar sempre a usabilidade da loja virtual. Para testar, pode-se usar ferramentas como a Hotjar e Google Optimize, entre outras. Já para otimizar, o principal recurso é um bom CMS de preferência 100% editável Enfim, um e-commerce que proporciona melhor experiência de uso decerto pode vender muito mais.
Assim que puder clique em “Recursos para e-commerce” e leia um post complementar.