O que é headless commerce?

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Flexibilidade total para montar e evoluir o seu comércio eletrônico

Headless commerce (comércio sem cabeça): front e back-end atuam de forma autônoma.

Headless commerce é um termo em Inglês que em tradução literal significa comércio sem cabeça. Trata-se de um tipo de comércio eletrônico no qual o front-end, também chamado de cabeça ou head, é separado do back-end da plataforma e-commerce.

Vale dizer, o front-end é a parte de um site de e-commerce que pode ser vista pelos consumidores. Ele é a interface da loja virtual e, assim, área de atuação dos designers e programadores front-end. Já o back-end é o código interno que sustenta o sistema e detém as regras do negócio como um todo. Ele é o sistema de gestão interno, área de atuação dos programadores back-end.

Mas apesar de separados e autônomos, no headless commerce, o front-end e o back-end se conectam via Aplication Programing Interface (API). Uma API é um ambiente virtual que possibilita gerar instruções que permitem o acesso e/ou a integração de aplicações desenvolvidas por terceiros. As APIs também permitem que as informações trafeguem entre os componentes da loja. Por exemplo, os programadores front-end desenvolvem botões e estilizações, que geram clicks e interações por parte dos consumidores. Os dados dessas interações que ocorrem no front-end alimentam o back-end da plataforma.

Assim, por meio das APIs, uma plataforma de comércio sem cabeça permite que você instale ou desinstale componentes de front-end e de back-end a qualquer momento, conforme a sua demanda, como se eles fossem tijolos de Lego. Ela é, portanto, diferente de uma plataforma monolítica, cujos componentes se integram visceralmente, são engessados, e dessa forma não podem ser desacoplados e nem receber integrações de forma tão fácil.

Vídeo: conheça a conexão entre headless commerce e JAMstack!

COMO AS PLATAFORMAS HEADLESS COMMERCE FUNCIONAM?

Como dito, nas plataformas headless commerce o front e o back-end são autônomos. Todavia, essas duas camadas de tecnologia se integram via API. Desse modo, uma plataforma headless possibilita que você instale novas funções à sua loja virtual de um jeito fácil sempre que necessário. Por exemplo, se o seu público quer interagir mais com os seus vendedores, então você pode chamar uma API e incluir um app de chat. Ou, se você não consegue gerir os preços dos seus produtos, então basta integrar um app de precificação dinâmica. E mais, se a sua loja precisa de mais formas de pagamento, então acople um gateway de pagamento. Se você quiser unificar estoques e criar um comércio multicanal, integre facilmente tecnologias como um OMS. E assim por diante.

Além disso, isto é, de integrar apps de terceiros, uma plataforma de comércio sem cabeça permite criar e integrar aplicações criadas pela sua própria equipe. Você também pode personalizar o layout e o design como desejar por meio de um módulo CMS. Ou, se preferir, é possível integrar à sua plataforma headless um CMS headless como o deco.cx, por exemplo. Desse modo, dá para montar um e-commerce único e com carregamento de páginas muito mais rápido.

Vídeo: um bate-papo sobre headless commerce (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS DO HEADLESS COMMERCE

Se você está à procura da melhor plataforma e-commerce para montar a sua loja virtual, então eu acho que deveria pensar seriamente em usar uma headless commerce. Com esse tipo de plataforma você obtém vantagens como:

  • Agilidade: integre apps de terceiros que já estão prontos e testados;
  • Inovação: incremente sua loja com novos apps que surgirem no mercado;
  • Evolução: cada componente pode evoluir de forma independente;
  • Praticidade: conecte aplicações suas e de terceiros ao modo “plug-and-play” via API;
  • Usabilidade: modifique layout e design da sua loja conforme a demanda do seu público;
  • Personalização: combine apps próprios e de terceiros e ofereça uma experiência show;
  • Omnicanalidade: crie experiências contínuas de vendas em múltiplos canais.

Como se pode observar, uma plataforma headless é muito mais flexível e versátil do que as plataformas monolíticas. Esse é o tipo de tecnologia que varejistas como você, que querem se destacar no e-commerce, devem começar a usar.

COMO SABER SE VOCÊ PRECISA USAR UMA PLATAFORMA HEADLESS COMMERCE?

Para saber se você precisa implantar uma plataforma headless commerce, faça-se as seguintes perguntas:

  • Minha equipe não consegue integrar novas funções, aplicativos e soluções à loja virtual com velocidade e isso está comprometendo a escalabilidade do negócio?
  • Existe uma grande dificuldade para otimizar ou personalizar o front-end da loja virtual de forma imediata, conforme as demandas do público, e isso está atravancando a experiência de compras?
  • Minha loja virtual precisa de uma solução exclusiva e personalizável, o que a plataforma e-commerce atual não permite desenvolver ou integrar?
  • Diminuir a velocidade de carregamento das páginas é quase impossível, pois a tecnologia atual não permite realizar esse processo de forma prática?
  • Criar experiências multicanais e contínuas, que geram muito mais vendas, é impossível, pois a plataforma atual não permite unificar estoques?
  • Minha loja virtual está perdendo clientes para os concorrentes porque eles conseguem oferecer uma experiência de compras melhor?
  • Preciso integrar soluções como apps de Automação de Marketing, precificação dinâmica, sistemas de frete e logística, tecnologias de comunicação com os clientes, entre outras, mas a plataforma atual dificulta esses processos?

Se você respondeu “Sim” para uma ou mais dessas perguntas, então muito provavelmente está precisando usar uma plataforma headless commerce. No entanto, saiba que você não é o único(a). Muitas empresas como a sua estão migrando para uma plataforma headless, o que está gerando um enorme crescimento e evolução neste setor.

CRESCIMENTO DO HEADLESS COMMERCE

Devido à versatilidade, praticidade e aplicabilidade, as plataformas de comércio sem cabeça estão se tornando uma tendência no mercado. Com efeito, cada vez mais empresas têm investido no desenvolvimento desse tipo de sistema. Só nos EUA foram investidos mais de US$1,6 bilhão nesta tecnologia entre os anos de 2020 e 2021, de acordo com matéria da Forbes.

No Brasil não é diferente. Para você ter uma ideia, a multinacional brasileira dos ramos de cloud commerce e headless commerce, a VTEX, recebeu em 2020 um aporte de R$1,25 bilhão após rodada de investimentos liderada pelo fundo Tiger Global, conforme informações da Startupi.

Um ano antes, em 2019, a VTEX já havia recebido investimento do Softbank, Constellation e Gávea no valor de R$580 milhões, de acordo com matéria da Revista PEGN. A empresa tem usado esses recursos para evoluir sua plataforma headless commerce e levá-la sobretudo para países da América e Europa.

Vídeo: saiba mais sobre a VTEX!

Utilizadores de tecnologias headless

Se de um lado estão os desenvolvedores de tecnologias headless, do outro estão os utilizadores, isto é, os varejistas e atacadistas como você. Sobre este segundo grupo, uma pesquisa feita pela Vanson Bourne em 2021 com 400 entrevistados nos EUA, Reino Unido e Austrália revelou que:

  • 64% das empresas já estava usando uma arquitetura headless em 2020, o que representou um aumento de 25% em relação a 2019;
  • 92% reconheceram que as tecnologias headless tornaram mais fácil entregar uma abordagem de conteúdo consistente.

E mais, de acordo com dados compilados pelo Business Dit:

  • 62% das empresas concordam que o comércio eletrônico sem cabeça pode aumentar significativamente o engajamento e as conversões.
  • 92% das empresas acham que é mais fácil oferecer uma experiência digital poderosa com plataformas de comércio sem cabeça;
  • 92% dos entrevistados de uma pesquisa acreditam que a tecnologia sem cabeça ajudou a melhorar a experiência dos clientes.

Como se pode observar, o headless commerce chegou para ficar. As plataformas monolíticas não têm como competir com a tecnologia avançada do comércio sem cabeça. Por isso, você varejista deve acompanhar essa tendência. Você deve implantar um headless commerce o mais rápido possível.

COMO IMPLANTAR?

Existem basicamente duas formas de implantar um headless commerce. A primeira delas é por meio de uma equipe própria. A segunda é contratando uma agência de e-commerce como a Agência e-Plus, por exemplo, cuja equipe ira desenvolver, evoluir e dar suporte para o seu empreendimento.

Implantação com equipe própria

A implantação de plataforma headless com equipe própria pode ser muito custosa e difícil. Para ter uma equipe própria você também precisará ter um espaço físico (sala), hardwares e softwares. Além disso, terá que pagar salários e encargos trabalhistas, oferecer programas de treinamento e bancar manutenções periódicas, entre outros custos. Enquanto isso, ao contratar uma agência e-commerce, tudo o que você precisará pagar são os honorários da agência e o aluguel das plataformas.

Implantação com a agência de headless commerce Agência e-Plus

A Agência e-Plus desenvolve projetos de e-commerce e headless commerce desde 2013. Certificada em VTEX desde 2015, a equipe da Agência e-Plus domina tecnologias como as plataformas VTEX e VTEX IO; e o kit de ferramentas para criação de lojas virtuais de alta performance Fast Store VTEX; bem como as ferramentas VTEX Tracking, VTEX Live Shopping, VTEX OMS e Suiteshare.

Além disso, a Agência e-Plus possui certificação em deco.cx, que é um dos mais poderosos CMS headless da atualidade, com o qual é possível criar experiências de front-end hiper personalizadas e páginas ultra rápidas, com pontuação acima de 90 no PageSpeed Insights. Sendo headless, o CMS deco.cx acopla-se a qualquer plataforma de e-commerce via API.

Em um projeto de e-commerce sem cabeça, a Agência e-Plus pode integrar todas as tecnologias VTEX e, além disso, integrar tecnologias de terceiros via API como apps de chat e precificação dinâmica, Automação de Marketing, gateways de frete e pagamento, e CMS headless, entre outras. A Agência e-Plus também desenvolve e integra recursos sob medida como o app de perguntas e respostas e-Ask.

A Agência e-Plus é uma agência de headless commerce reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX. Ela atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador, entre outros países.

Com muita experiência na bagagem, a equipe da Agência e-Plus já desenvolveu projetos para marcas como a Pirelli, Xerox, Speedo, Pierre Cardin, Le Coq Sportif, Wahl, Vila Romana e Yamamura, por exemplo. A sua empresa pode ser a próxima a fazer parte do nosso porfólio de grande sucesso no ramo de headless commerce. Pois para que o seu projeto de comércio sem cabeça possa se tornar realidade com a nossa ajuda, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro em qualquer idioma agora mesmo: