TURTLEDOVE é uma proposta do Google que tem como meta proteger a privacidade dos usuários enquanto eles navegam na web e em lojas virtuais como a sua. Em outras palavras, este recurso visa limitar o compartilhamento de dados de navegação com os anunciantes.
A saber, TURTLEDOVE faz parte do Privacy Sandbox, um projeto do Google que visa salvaguardar a privacidade dos usuários do navegador Chrome. Dentro deste contexto, a empresa visa encerrar o suporte aos cookies de terceiros até 2022.
Os cookies, vale lembrar, são arquivos de computador que armazenam dados como e-mails, senhas, itens de carrinhos de compras, acessos, ações em um site, etc. Ele permitem, desse modo, rastrear dados e ações de usuários em um navegador individualmente.
Ademais, os cookies possibilitam que as agências e as equipes de Marketing usem os dados dos usuários para fins de Remarketing, por exemplo. E, além disso, para melhorar os anúncios e os conteúdos orgânicos de seus clientes tendo em vista aumentar a taxa de conversão.
É aqui que entra a TURTLEDOVE. Essa proposta habilita um modo de direcionamento comportamental dos anúncios. E ao mesmo tempo ela limita a quantidade de dados do usuário que são compartilhados com os anunciantes. Observe como logo em seguida.
POR DENTRO DA TURTLEDOVE
A TURTLEDOVE compreende armazenar os dados dos usuários no navegador web e evitar que eles saiam de lá. Isto é, com esta proposta, não haverá mais informações guardadas em bancos de dados remotos.
Dessa forma, se você tem uma loja virtual de instrumentos musicais e um consumidor busca “piano” dentro dela, a TURTLEDOVE permitirá que você ponha este usuário em um “grupo de interesse” para Remarketing. Mas os dados desse consumidor ficam só no navegador.
Os grupos de interesse, caso não saiba, formam-se por usuários que possuem hábitos de navegação parecidos. Eles podem reunir pessoas que realizaram ações como colocar um tênis de corrida em um carrinho de compras. Ou que clicaram em um link específico, por exemplo.
Com efeito, neste contexto, a TURTLEDOVE teria duas etapas de funcionamento:
- O navegador envia duas solicitações de anúncios alheias. A primeira contextual e a segunda sobre um interesse identificado pelo anunciante.
- A rede de anúncios decide qual anúncio sai vencedor do leilão. Para isso, ela se baseia em um código executado dentro do navegador.
Como se pode observar, o dispositivo recebe os anúncios e faz o leilão dentro de si. Ele faz isso sem deixar vazar informações dos usuários. Ou seja, a coisa toda ocorre de uma forma análoga ao famoso bordão, “O que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas”.
Assim que puder clique em “FLoC”. Conheça, desse modo, um novo método de rastreamento do Google já em teste.