Um estudo realizado com aproximadamente 4.500 pessoas de 16 a 75 anos em março e publicado em outubro de 2016 pela empresa Google revela que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro vai dobrar nos próximos 5 anos.
Se essa expectativa se tornar realidade, o e-commerce nacional que havia fechado o ano de 2015 com R$ 41,3 bilhões em vendas chegará ao final de 2021 com um faturamento de R$ 85 bilhões.
E mais, de acordo com o Google, até 2021:
– 41% maior será a participação dos smartphones no comércio eletrônico
– 27 milhões de pessoas aproximadamente farão primeira compra online
– 17% será o crescimento das vendas de artigos esportivos e livros
Confirmando as previsões que publiquei nos posts “Top five das tendências e-commerce para 2016” e “Top five das tendências de Marketing Digital para 2016”, a pesquisa do Google expõe que 19% das vendas do comércio eletrônico ocorrerão via tecnologias móveis até o final deste ano. Em 2015 essa representatividade foi de 12% (pesquisa e-Bit/Buscapé).
Esse tipo de pesquisa dá um norte para as empresas de e-commerce como a sua, que estão focadas na otimização de resultados. Obviamente, os gestores que pensam no futuro acabam por aumentar o investimento em determinadas áreas de seus negócios eletrônicos depois que verem dados como estes.