Categorias de produtos: como nomear do jeito certo

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Permita que os consumidores encontrem os produtos com mais facilidade na sua loja virtual!

Categorias de produtos: nomeie do jeito certo para assim gerar melhor experiência de compra na sua loja virtual. Imagem: @stories
Categorias de produtos: nomeie do jeito certo para assim gerar melhor experiência de compra na sua loja virtual. Imagem: @stories

No e-commerce, as categorias de produtos são conceitos que abrangem um conjunto de itens. Em outras palavras, uma categoria é uma ideia genérica de produtos que são similares ou que se relacionam entre si.

Por exemplo, vamos dizer que você possua uma loja virtual de bebidas. Você pode criar dentro dela uma categoria com o nome “Cervejas”, na qual é possível incluir itens como “Skol”, “Brahma” e “Kaiser”; e outra de nome “Refrigerantes” onde dá para vender “Fanta”, “Sprite”, “Coca-Cola”, etc.

As categorias, como se pode ver, servem para organizar sua loja virtual de uma forma conceitual. Mas mais do que isso, elas permitem que os consumidores encontrem os produtos que desejam de um jeito muito mais fácil.

Além disso, as categorias de produtos exercem um grande poder nas classificações de pesquisas orgânicas feitas em motores de busca como o Google e o Bing, entre outros. Isso significa, então, que na hora de escolhê-las, você precisa se certificar de usar as palavras-chave mais buscadas na web.


DICAS PARA NOMEAR AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NA SUA LOJA VIRTUAL

Como dito, ao escolher as categorias de produtos é importante fazer o possível para ajudar os consumidores a se situarem dentro da sua loja virtual. E, ao mesmo tempo, é bom gerar melhor posicionamento no Google, o que por sua vez aumenta as visitas e também as vendas online.

Para tanto, você deve:

Listar

Comece fazendo uma visita aos principais sites de e-commerce concorrentes. Anote todas as categorias de cada loja. Observe como eles usam as palavras e verifique o impacto delas no Google. Use, para isso, recursos como o Ubersuggest.

Acrescentar

Inclua sinônimos e variações aos termos-chave que encontrou nos sites concorrentes. Por exemplo, se você vende carros, então acrescente “automóveis” e “veículos” à sua lista. Já uma possível variação poderia ser “carros elétricos”. Se preciso, use dicionários como o Priberam nesta etapa.

Filtrar

Faça o upload de todas as palavras-chave que encontrou, incluindo os sinônimos e acréscimos, na ferramenta Keyword Planner. Verifique quais termos-chave são mais buscados e que poderiam servir como nomes de categorias.

Vídeo: o uso de termos-chave mais buscados também ajuda na hora de criar anúncios

Insira, enfim, os nomes mais adequados nas categorias da sua loja virtual. Ademais, faça o mesmo com os nomes dos produtos. Sempre prefira colocar nos títulos, subtítulos e tags SEO das suas páginas de vendas as palavras-chaves mais buscadas e menos concorridas. Fica a dica! =)

Assim que puder clique em “Checkout na loja virtual” e saiba como agilizar esse processo!