Olá, olá, amigas e amigos leitores do blog da agência e-Plus. Feliz 2021!!! Este ano começa quente, para não dizer fervendo, e não é só pelo verão, mas por causa desta batalha: Facebook enfrenta Apple contra mudanças em política de privacidade.
Neste que é o segundo ano da década de 20, a maçã resolveu que vai limitar a coleta de dados dos usuários dos seus aplicativos. Só que o Facebook vê nisso um grande problema, já que a personalização de seus anúncios depende da obtenção desses dados.
Então, já viu! Este pode ser o início de uma longa batalha que podemos chamar de Guerra da Privacidade na Web. E neste contexto, há bons argumentos tanto a favor quanto contra a coleta de dados de usuários. Confira mais sobre esse assunto em seguida!
FACEBOOK ENFRENTA APPLE: GUERRA DA PRIVACIDADE
A Apple está lançando neste ano de 2021 a App Tracking Transparency, uma política de privacidade inclusa no sistema iOS 14. Essa política interfere sobretudo no recebimento e processamento de dados de eventos de conversão em ferramentas como o Pixel do Facebook.
De acordo com a App Tracking Transparece, os desenvolvedores de apps deverão pedir permissão para rastrear e coletar informações de usuários. O principal argumento da Apple é que isso vai manter a confiança dos usuários nas tecnologias.
Em contrapartida, o Facebook alega que as vendas dos anunciantes encolhem 60% quando os anúncios não são personalizados. E a personalização, por sua vez, depende da coleta de dados via Facebook Pixel.
Além disso, para a maior rede social do mundo, as políticas como a App Tracking Transparency podem tornar a internet mais cara. É que muitos serviços hoje em dia são grátis devido à exibição de publicidade. Se a publicidade se precarizar, então a tendência é o encarecimento.
O Facebook, enfim, acusa a Apple de tentar colocar um fim nos concorrentes. Conforme a rede social, ao limitar o acesso aos dados para outras empresas, a maçã ficará com os dados apenas para ela própria.
Em dezembro de 2020, o Facebook publicou em jornais norte-americanos como o New York Times, Wall Street Journal e The Washington Post anúncios de página inteira com acusações contra a Apple. Como se pode observar, essa Guerra de Privacidade na Web está com jeito de que vai ser longa.
Assim que puder clique também em “Navegadores sem cookies” e saiba como isso pode mudar o Marketing de Performance.