Facebook enfrenta Apple contra mudanças em recurso de privacidade

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Política App Tracking Transparency limita coleta de dados de usuários em aplicativos

Facebook enfrenta Apple: guerra da privacidade
Facebook enfrenta Apple: guerra da privacidade

Olá, olá, amigas e amigos leitores do blog da agência e-Plus. Feliz 2021!!! Este ano começa quente, para não dizer fervendo, e não é só pelo verão, mas por causa desta batalha: Facebook enfrenta Apple contra mudanças em política de privacidade.

Neste que é o segundo ano da década de 20, a maçã resolveu que vai limitar a coleta de dados dos usuários dos seus aplicativos. Só que o Facebook vê nisso um grande problema, já que a personalização de seus anúncios depende da obtenção desses dados.

Então, já viu! Este pode ser o início de uma longa batalha que podemos chamar de Guerra da Privacidade na Web. E neste contexto, há bons argumentos tanto a favor quanto contra a coleta de dados de usuários. Confira mais sobre esse assunto em seguida! 

FACEBOOK ENFRENTA APPLE: GUERRA DA PRIVACIDADE

A Apple está lançando neste ano de 2021 a App Tracking Transparency, uma política de privacidade inclusa no sistema iOS 14. Essa política interfere sobretudo no recebimento e processamento de dados de eventos de conversão em ferramentas como o Pixel do Facebook.

Vídeo: comercial da Apple sobre privacidade

De acordo com a App Tracking Transparece, os desenvolvedores de apps deverão pedir permissão para rastrear e coletar informações de usuários. O principal argumento da Apple é que isso vai manter a confiança dos usuários nas tecnologias.

Em contrapartida, o Facebook alega que as vendas dos anunciantes encolhem 60% quando os anúncios não são personalizados. E a personalização, por sua vez, depende da coleta de dados via Facebook Pixel.

Além disso, para a maior rede social do mundo, as políticas como a App Tracking Transparency podem tornar a internet mais cara. É que muitos serviços hoje em dia são grátis devido à exibição de publicidade. Se a publicidade se precarizar, então a tendência é o encarecimento.

Vídeo: importância da política de privacidade no e-commerce

O Facebook, enfim, acusa a Apple de tentar colocar um fim nos concorrentes. Conforme a rede social, ao limitar o acesso aos dados para outras empresas, a maçã ficará com os dados apenas para ela própria. 

Em dezembro de 2020, o Facebook publicou  em jornais norte-americanos como o New York Times, Wall Street Journal e The Washington Post anúncios de página inteira com acusações contra a Apple. Como se pode observar, essa Guerra de Privacidade na Web está com jeito de que vai ser longa.

Assim que puder clique também em “Navegadores sem cookies” e saiba como isso pode mudar o Marketing de Performance.