Reserva de estoque: o que é e porque isso importa no e-commerce

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Incentive pagamentos mais rápidos e evite gargalos

Reserva de estoque: enquanto o pagamento não se confirma, o produto fica no "limbo"
Reserva de estoque: enquanto o pagamento não se confirma, o produto fica no “limbo”

No e-commerce, a reserva de estoque se refere à quantidade de produtos que já recebeu pedidos, mas que não deixou o armazém porque espera a confirmação do pagamento. Ou seja, o produto não está mais disponível para venda na loja virtual, porém ainda pertence à loja.

A reserva de estoque no comércio eletrônico é similar ao que ocorre, por exemplo, em uma farmácia física. Digamos que um consumidor retirou uma pasta de dente da prateleira, mas ainda não passou pelo caixa. Assim, o item não está mais à venda, contudo ainda é da farmácia.

  • Leia também: “Reserva VTEX” e conheça um recurso que impede que o mesmo produto seja vendido duas vezes!

Só depois que o pagamento se confirma é que o produto sai da reserva e ocorre a baixa no estoque. Mas porque isso tem importância no e-commerce? É o que você ficará sabendo em seguida. Confira!

RESERVA DE ESTOQUE NO E-COMMERCE

Em uma loja física como um supermercado, por exemplo, a reserva de estoque tem um tempo muito curto. Um consumidor pega um produto e em menos de uma hora já está no caixa. E caso ele resolva não passar pelo caixa, o item é devolvido à prateleira nesse meio tempo.

Vídeo: saiba qual a importância da gestão de estoque no e-commerce!

No e-commerce, porém, as coisas não funcionam assim. Muitas pessoas optam por pagar com o boleto, cuja confirmação pode levar um, dois, três ou até mais dias. E ao longo dessas mais de 24, 48 ou 72 horas, o produto entra na reserva.

O que acontece nesse período é um mistério para o(a) dono(a) da loja virtual. O pior é que neste momento, ele(a) não pode devolver o produto na vitrine digital. Só lhe resta, então, esperar o prazo de vencimento do boleto bancário.

Daí que o pagamento com boleto ou com outras formas que levam tempo para se confirmar gera um grande gargalo para o lojista online. Sendo assim, é preferível nesse caso que os pagamentos sejam feitos por meios mais rápidos.

INCENTIVANDO PAGAMENTOS MAIS RÁPIDOS

A fim de evitar os gargalos da reserva de estoque, incentive os consumidores da sua loja virtual a pagarem por meios mais ágeis. Trabalhe com um bom gateway de pagamento, que possua múltiplas alternativas.

Vídeo: conheça o PIX

Os pagamentos com cartão de crédito ou débito online, por exemplo, são bem melhores do que o boleto. E agora está chegando ao mercado o PIX, cuja confirmação de pagamento leva apenas alguns segundos. Use soluções assim e destrave o seu e-commerce de vez!

  • Assim que puder clique em “Ruptura de estoque” e saiba como solucionar esse problema no seu e-commerce.