O que é loja virtual?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Diferenças entre site e-commerce, marketplace, landing page e site corporativo

O que é loja virtual? É uma loja online criada e gerenciada a partir de uma plataforma e-commerce.

O que é loja virtual? É uma loja online criada e gerenciada a partir de uma plataforma e-commerce.

Dado o grande número de ferramentas de vendas do comércio eletrônico, muitas vezes os empreendedores confundem site corporativo com landing page, marketplace com site e-commerce, etc. Para evitar esses equívocos, pretendo neste artigo definir o que é loja virtual (também chamada de site e-commerce) e diferenciá-la das demais ferramentas. Acompanhe!

O que é loja virtual?

De acordo com a empresa líder mundial no ramo de pesquisa de tecnologia, Gartner, loja virtual é um site de e-commerce que possui ao menos:

– Um catálogo de produtos

– Um carrinho de compras virtual com sistemas de pagamento

– Um sistema de buscas de produtos específicos

– Uma interface de comunicação com o consumidor

– Recursos para a personalização (Front-end e/ou Back-end)

O que é loja virtual? É uma loja online que tem como uma de suas características um sistema de buscas de produtos.

O que é loja virtual? É uma loja online que tem como uma de suas características um sistema de buscas de produtos.

Pois bem, nada contra essa definição da Gartner. Contudo, ela pode ser aplicada a, por exemplo, um marketplace, o qual também possui todos os itens listados anteriormente.

Logo, uma loja virtual tem algo que não foi dito, isto é, ela possui modelo de negócios e cultura organizacional únicos. Um marketplace, por seu turno, é um shopping online que abarca várias lojas online com modelos e culturas diferentes.

Um site corporativo, por sua vez, conta com modelo de negócios e cultura organizacional únicos. Ele pode até ter um catálogo de produtos e um sistema de buscas, porém, não possui carrinho de compras. Portanto, não é loja virtual.

Já a landing page tem todos os itens de uma loja virtual, menos o sistema de buscas de produtos específicos. Na landing page, o campo de pesquisas não é necessário, uma vez que ela comercializa apenas um produto por página.

Essa, no entanto, é uma definição e diferenciação básica, pois, uma loja virtual também deve ter um sistema de logística, sistemas de segurança, automação de Marketing, integração com mobiles e aplicativos, tudo desenvolvido e gerenciado por meio de uma plataforma e-commerce.