Dado o grande número de ferramentas de vendas do comércio eletrônico, muitas vezes os empreendedores confundem site corporativo com landing page, marketplace com site e-commerce, etc. Para evitar esses equívocos, pretendo neste artigo definir o que é loja virtual (também chamada de site e-commerce) e diferenciá-la das demais ferramentas. Acompanhe!
O que é loja virtual?
De acordo com a empresa líder mundial no ramo de pesquisa de tecnologia, Gartner, loja virtual é um site de e-commerce que possui ao menos:
– Um catálogo de produtos
– Um carrinho de compras virtual com sistemas de pagamento
– Um sistema de buscas de produtos específicos
– Uma interface de comunicação com o consumidor
– Recursos para a personalização (Front-end e/ou Back-end)
Pois bem, nada contra essa definição da Gartner. Contudo, ela pode ser aplicada a, por exemplo, um marketplace, o qual também possui todos os itens listados anteriormente.
Logo, uma loja virtual tem algo que não foi dito, isto é, ela possui modelo de negócios e cultura organizacional únicos. Um marketplace, por seu turno, é um shopping online que abarca várias lojas online com modelos e culturas diferentes.
Um site corporativo, por sua vez, conta com modelo de negócios e cultura organizacional únicos. Ele pode até ter um catálogo de produtos e um sistema de buscas, porém, não possui carrinho de compras. Portanto, não é loja virtual.
Já a landing page tem todos os itens de uma loja virtual, menos o sistema de buscas de produtos específicos. Na landing page, o campo de pesquisas não é necessário, uma vez que ela comercializa apenas um produto por página.
Essa, no entanto, é uma definição e diferenciação básica, pois, uma loja virtual também deve ter um sistema de logística, sistemas de segurança, automação de Marketing, integração com mobiles e aplicativos, tudo desenvolvido e gerenciado por meio de uma plataforma e-commerce.