Data Driven Marketing: o que é e como aplicar no e-commerce

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Vantagens de usar informações concretas na hora de criar suas campanhas de divulgação

Data Driven Marketing: Marketing Orientado por Dados. Imagem: @vectorjuice
Data Driven Marketing: Marketing Orientado por Dados. Imagem: @vectorjuice

Data Driven Marketing é um termo em Inglês para Marketing Orientado por Dados. Trata-se do uso de informações numéricas e estatísticas obtidas a partir de situações reais para criar, testar e otimizar campanhas de divulgação de marcas e produtos. A meta é melhorar os resultados de forma contínua.

Esse tipo de Marketing se aproxima, desse modo, a uma ciência. Ele permite que donos(as) de lojas virtuais como você possam tomar decisões com base em dados concretos ao invés de apenas na intuição.

Assim, se no passado os profissionais desse meio muitas vezes se orientavam pelas suas próprias vivências, isto é, pelo “feeling”, agora tudo muda. Com o Data Driven Marketing a base de orientação não está no profissional, mas em um banco de dados.


COMO APLICAR O DATA DRIVEN MARKETING AO SEU E-COMMERCE

Para usar o Data Driven Marketing no seu e-commerce você deve seguir as seguintes etapas:

1 – Coletar

Primeiramente, colete dados. Isso pode ser feito por meio dos softwares e apps que se integram à sua loja virtual e às suas campanhas. Inicie com o Google Ads e o Facebook Business, por exemplo. A própria plataforma e-commerce, o ERP, CRM e WMS também são boas fontes. Além disso, use o Google Analytics, o Google Optimize, Hotjar e Microsoft Clarity, etc.

Recursos como o Microsoft Clarity permitem coletar dados de acessos de usuários em lojas virtuais por meio de mapas de calor e gravações de sessões
Recursos como o Microsoft Clarity permitem coletar dados de acessos de usuários em lojas virtuais por meio de mapas de calor e gravações de sessões

2 – Armazenar

Depois de coletar você deve armazenar. Crie e alimente um banco de dados que lhe permita relacionar informações de várias fontes. Em outras palavras, concatene e sincronize suas fontes de dados para desse modo poder manipulá-las, observá-las e interpretá-las de um jeito mais fácil.

Marketing Data Driven requer a criação de bancos de dados. Imagem: @stories
Marketing Data Driven requer a criação de bancos de dados. Imagem: @stories

3 – Distribuir

Todos os seus colaboradores de Marketing devem ter os dados que passaram pelos processos de coleta e armazenamento disponíveis. Ou seja, distribua as informações para que assim os seus funcionários possam lhe ajudar a melhorar as suas campanhas de anúncios.

Sua equipe precisa ter acesso aos dados. imagem: @rawpixel.com
Sua equipe precisa ter acesso aos dados. imagem: @rawpixel.com

4 – Interpretar

Após coletar, armazenar e distribuir, chegou a hora de interpretar. Reúna sua equipe sempre que puder para ver os dados de Marketing. Assim é mais fácil encontrar, por exemplo, padrões e tendências nos comportamentos dos seus clientes. A meta é entender para tornar mais fáceis as compras, além é claro de aumentar o conhecimento da sua marca.

Marketing Data Driven: análise de dados deve gerar insights. imagem: @pikisuperstar
Marketing Data Driven: análise de dados deve gerar insights. imagem: @pikisuperstar

5 – Aplicar

Ao entender como os seus clientes se comportam você pode criar ações como melhorias na forma de usar a sua loja virtual. Além disso, dá para otimizar os seus anúncios para que eles provoquem mais impacto nos consumidores. Também dá para saber se você deve melhorar sua logística, seu atendimento, entre muitas outras coisas.

Marketing Data Driven permite estipular ações que tornam o seu negócio e a divulgação do mesmo mais eficientes. Imagem: @vectorpouch
Marketing Data Driven permite estipular ações que tornam o seu negócio e a divulgação do mesmo mais eficientes. Imagem: @vectorpouch

Lembre-se, enfim, que para o Data Driven Marketing funcionar do jeito certo é preciso que as informações com que você alimenta o seu banco de dados sejam confiáveis. Feito isso, as vantagens são grandes.


VANTAGENS

Ao trabalhar com Data Driven Marketing no seu e-commerce você pode, por exemplo:

  • Rastrear e entender o comportamento dos seus consumidores;
  • Aprender com base em dados reais do dia a dia;
  • Tomar decisões a partir de informações concretas;
  • Tomar decisões de forma mais fácil e ágil;
  • Otimizar os seus produtos e os seus processos;
  • Prever as tendências e se antecipar a elas;
  • Planejar o Marketing com mais eficiência.
Vídeo: Marketing Orientado por Dados na prática em case da loja virtual Miess Moda Íntima

Como se pode observar, o Marketing Orientado por Dados é capaz de melhorar os resultados de empresas como a sua porque ele se ancora no mundo real, isto é, em dados concretos. Comece a usar, portanto, esse recurso e evolua o seu e-commerce!

Assim que puder clique em “Marketing de Performance” e leia um post complementar!