B2B2C é a sigla para Business to Business to Consumer, um termo em Inglês que denomina as empresas que vendem produtos para outras empresas ao mesmo tempo em que vendem aos consumidores finais.
Em outras palavras, o comércio B2B2C reúne em si outros dois. O Business to Business (B2B) e o Business to Consumer (B2C). Sendo assim, nesse ramo trabalha-se com públicos-alvo distintos. No B2B, as vendas ocorrem por atacado para outras empresas. Em contrapartida, no B2C, as vendas ocorrem no varejo, de empresa para o consumidor final.
Vale mencionar, o B2B2C funciona tanto no modelo de comércio físico quanto no e-commerce. Seja como for, o ponto crucial desse tipo de negócio é que as vendas B2B ocorrem de modo simultâneo às vendas B2C. Continue lendo e saiba como!
COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE B2B2C
Como dito, no B2B2C, as vendas do tipo B2B e B2C ocorrem ao mesmo tempo. Isso é assim porque neste caso o varejista, o atacadista e o fabricante atuam ao modo dropshipping de logística.
No e-commerce, o dropshipping é um modelo de atuação com o qual a loja virtual não precisa ter um estoque para operar suas atividades. Ela usa o estoque do fornecedor. Ou seja, a loja apenas expõe o produto numa vitrine e espera que alguém faça um compra.
Quando, então, um cliente compra um produto online, a loja virtual que atua no varejo encaminha o pedido para o fornecedor (distribuidor, atacadista ou fabricante). Este parceiro, por sua vez, envia o produto para o cliente em nome do e-commerce.
Como se pode observar, a venda é feita de empresa para empresa, o B2B. Mas ela também é realizada de uma empresa, no caso a loja online, para o consumidor final, o que caracteriza o B2C.
DIFERENÇA ENTRE B2B2C E D2C NO E-COMMERCE
Espero que tenha ficado claro o significado de B2B2C. Nesse modelo, uma empresa vende um produto para outra empresa, que enfim vende para o consumidor final. Porém, essa cadeia de eventos só se inicia quando o consumidor finaliza uma compra na loja virtual.
Já o D2C é a sigla para Direct to Consumer. Esse termo caracteriza os fabricantes que vendem seus produtos diretamente aos consumidores finais. Isto é, esse processo não requer intermediários como distribuidores, atacadistas e nem varejistas.
Sabendo dessas características e diferenças, agora fica mais fácil para você refazer o seu modelo de negócios ou criar um modelo de negócios totalmente novo, que poderá ser um B2B, B2C, D2C ou B2B2C, como quiser.
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