Loja virtual de gravatas: e-commerce e Marketing Digital

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Monte o seu negócio e comece a vender online!

Faça sucesso no mercado online com uma loja virtual de gravatas! Imagem: @freshgraphix
Faça sucesso no mercado online com uma loja virtual de gravatas! Imagem: @freshgraphix

Será que é possível fazer sucesso e faturar algum dinheiro com uma loja virtual de gravatas? A resposta é certamente um sim. Se você duvida, então eu preciso lhe contar a inspiradora história de Moziah Bridges, o garoto empreendedor de Memphis, EUA.

Por volta de 2010, aos nove anos de idade, Mo (como é popularmente chamado) começou a costurar suas próprias gravatas borboleta porque não encontrou no mercado nada que fosse de seu gosto. Não demorou para ele perceber que poderia vendê-las via web.

Na ocasião, o garoto criou a loja virtual Mo’s Bows, onde ainda hoje vende as gravatas feitas por ele mesmo. Três anos depois, Mo já havia faturado US$ 30 mil com seu projeto. Mais adiante, em 2015, as vendas alcançaram US$ 200 mil, segundo matéria do portal Meio Norte.

Hoje a Mo’s Bows vende gravatas borboleta, tradicionais e juvenis. Além disso, a loja virtual comercializa lenços de bolso e um livro que conta a história de empreendedorismo de Mo. Mais recentemente entrou também para o mercado de Moda Máscara.

Vídeo: entrevista com Moziah Bridges (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player)

Nada mal para uma criança empreendedora. Mas como você, assim como Mo, poderá criar uma loja virtual de gravatas? Bem, eu vou lhe dar algumas dicas logo em seguida. Continue lendo e fique por dentro!


COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL DE GRAVATAS

O primeiro passo para montar a sua loja virtual de gravatas é definir para qual classe econômica você irá vender, isto é, para a classe A, B, C, D ou E. Essa decisão vai influenciar o tipo de material e sobretudo o preço do produto final.

Você pode começar a vender gravatas espontaneamente nas redes sociais e evoluir para outros canais de venda. Todavia, eu prefiro que você faça um planejamento antes. De acordo com o Sebrae, empresas planejadas sobrevivem por mais tempo e fazem mais sucesso.

Neste ponto, eu quero lhe apresentar três ferramentas de empreendedorismo, são elas (clique nos links para saber mais):

Business Model Canvas:

Este recurso permite que você crie um esboço do seu negócio. Trata-se de um quadro geral e visual, no qual é possível esboçar e visualizar de uma só vez quais serão suas atividades principais, recursos-chave, estrutura, fontes de receita, canais de vendas e atendimento, etc.

Vídeo: Business Model Canvas

Plano de Negócios:

O Plano de Negócios é um documento mais extenso. Depois de esboçar com o Canvas, é com o Plano de Negócios que você criará o seu sumário executivo, fará uma análise do mercado e definirá os seus planos de Marketing, operacional e financeiro.

Vídeo: Plano de Negócios

Método Startup E-commerce:

O método Startup Enxuta lhe ajudará a implantar o que definiu no seu Plano de Negócios. Ele consiste em testar, aprender e melhorar continuamente o seu produto. O testes são feitos com pequenos públicos. Quando dão certo são ampliados e quando dão errado, os produtos são otimizados e retestados.

Vídeo: Startup Enxuta

Montando e divulgando a sua loja virtual

Após a fase de planejamento, você deverá criar um site e-commerce, isto é, a sua loja virtual de gravatas. Para tanto, será necessário escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. Você pode definir isso observando apenas a sua estimativa de faturamento.

Explico. Se você espera faturar até R$ 60 mil ou R$ 70 mil mensais, então uma plataforma e-commerce como a Loja Integrada é suficiente. Entretanto, se a ideia é faturar mais, logo será preciso investir em uma plataforma mais robusta como a VTEX.

Além disso, você deve cuidar bem do layout e Design da sua loja online. Um simples botão no local errado pode reduzir drasticamente as suas vendas. Isso sem falar que um erro na forma como você expõe seus produtos agora pode gerar problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados. Então, fique atento.

Lembre-se também que depois de montar sua loja você terá que divulgá-la. Sem divulgação você não receberá visitantes online e sem visitantes não será possível vender. Sendo assim, o investimento em Marketing deve ser diário. Suas páginas de vendas precisam ficar sempre em evidência na web.

Para lidar tanto com o layout / Design quanto com o Marketing, eu recomendo a contratação de uma agência de performance como a e-Plus, por exemplo. Esse tipo de agência cuida das suas campanhas de anúncios, testa possibilidades, faz as mudanças estruturais na loja para que assim ela possa vender cada vez mais. O foco é no desempenho.

Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas
Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas

TIPOS DE GRAVATAS

Como será o seu mix de produtos é outra questão fundamental para criar uma loja virtual de gravatas. Desse modo, é bom saber quais os principais tipos de gravatas que existem. Eu vou citar alguns agora mesmo, confira:

  • Borboleta: sua forma lembra a de uma borboleta. Ela é muito usada em eventos formais;
  • Clássica: gravata tradicional. Geralmente usada em conjunto com um terno;
  • Slim: estilo tradicional, só que mais fina. Ideal para ocasiões mais descontraídas;
  • Ponta reta: semelhante à slim, só que com ponta reta. Serve para uso casual;
  • Ascot: tipo de gravata que parece um lenço ao redor do pescoço. Muito usada em filmes;
  • Laço de bolo: laço preto com peça de metal. É a gravata dos cowboys norte-americanos.

Além dos tipos, pense também em quais serão os formatos, cores e padrões de desenho. Pense ainda nos tamanhos de gravatas e no estilo, isto é, elas serão mais esportivas, casuais ou formais?

Loja virtual de gravatas: prepare um mix de produtos de sucesso. Imagem: @macrovector
Loja virtual de gravatas: prepare um mix de produtos de sucesso. Imagem: @macrovector

Muito bem. Já sabe qual tipo de gravata irá vender no seu e-commerce? Pense bem. Escolha as que têm mais saída. Use ferramentas como a Keyword Planner e descubra quais tipos são mais buscados no Google. Por aí será possível saber quais gravatas são mais vendidas. 


FABRICAR OU REVENDER GRAVATAS?

Você pretende fabricar e vender? Ou será que vai comprar e revender gravatas? Esta é uma questão que você precisa pensar desde agora. Se quiser ser um fabricante como o garoto Moziah Bridges que mencionei no início deste post, então será preciso organizar uma equipe, contar com as ferramentas e com uma fábrica.

Já para revender é um tanto mais prático. Neste caso só será necessário contar com bons fornecedores. Você compra gravatas em altas quantidades por um preço bem baixo e depois as revende uma a uma por um preço mais alto. Daí você tira seu lucro, paga suas contas e investe em Marketing para a sua loja virtual crescer.

Para produzir gravatas você terá que investir em máquinas, ferramentas e em uma fábrica. Imagem: @freepik
Para produzir gravatas você terá que investir em máquinas, ferramentas e em uma fábrica. Imagem: @freepik

Caso queira ser um revendedor de gravatas, comece a entrar em contato com potenciais fornecedores. Aqui vão três para você começar:

Acesse o post “Gravatas em atacado” do blog Montar um Negócio para conhecer outros sete fornecedores. Pesquise no Google outros mais. Que tal comprar, por exemplo, de fornecedores estrangeiros como da China ou dos EUA? Isso é bem possível.

Muito bem, agora é com você. Comece a planejar seu e-commerce de gravatas. E lembre-se, se precisar de ajuda para implantar e divulgar a loja virtual, saiba que sempre poderá contar com a agência e-Plus!

Assim que puder clique também em “Loja virtual de doces” e aprenda a montar um e-commerce de gostosuras.