No artigo “As agências, as plataformas de e-commerce e a síndrome do pato” eu abordo o problema dos sistemas multitarefas, os quais acredito que não sejam a melhor opção para a produção e administração de uma loja virtual.
Partindo desse princípio, isto é, do princípio do qual já sabemos o que não é a melhor opção, quero apresentar alguns parâmetros que você deve levar em conta para escolher a melhor plataforma e-commerce. Confira:
1. Design: opte pelos sistemas que permitam a livre personalização do layout por meio de programação front-end sem que, para isso, seja necessário contatar o fornecedor durante as intervenções.
2. Integração: o sistema deve “conversar” com outros softwares como os ERPs, os CRMs, os WMSs, além de aplicativos de análise de visitas e vendas, entre outros, para facilitar o gerenciamento do comércio.
3. Administração: as ferramentas para gerenciamento da loja virtual precisam ser intuitivas e fáceis de utilizar. Quando não, é necessário que haja recursos como fóruns e suporte para esclarecimento de dúvidas.
4. Exclusividade: a programação back-end e front-end devem ser livres a ponto de você conseguir criar e integrar aplicações exclusivas sem burocracias.
5. Escalabilidade: depois dos primeiros meses ou anos de uso, quando a loja virtual começa a entrar no gosto do público, a plataforma precisa ser capaz de suportar esse crescimento, ou seja, ela precisa ser escalável.
6. Pagamento: quanto mais formas de pagamento você conseguir oferecer na sua loja virtual, melhores serão as chances de fechamento de vendas. Pense no cartão de crédito, mas também no boleto, no dinheiro vivo, etc.
7. Suporte: prefira os sistemas cujos desenvolvedores ofereçam suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os meses, o ano inteiro e cujos técnicos falem o mesmo idioma que você.
8. Parcerias: uma rede de desenvolvedores com liberdade para desenvolver o código back-end e front-end da plataforma é importante para a criação de ferramentas inteligentes para o comércio eletrônico como um todo.
9. Evolução: além da comunidade de desenvolvedores, os criadores da plataforma não podem ficar parados no tempo. Eles precisam manter a inovação como parte de sua filosofia.
A maioria dos empreendedores que têm entrado no e-commerce acham que a melhor plataforma é aquela multitarefas que oferece várias possibilidades e tem um baixo custo. Porém, quando a necessidade de evolução, exclusividade e escalabilidade baterem à porta, esses empreendedores sempre vão se perguntar: por que optei por uma plataforma pato e não por uma plataforma águia?