O mix de produtos e-commerce é a mistura, composto, família, carteira, grupo ou coletânea de produtos que uma loja virtual disponibiliza para o comércio online. Simples assim!
Tais produtos podem ter diferentes características, como:
– A especialidade: a superioridade da marca
– A frequência de comparação: uns são mais confrontados que outros
– A frequência de compra: uns são mais comprados que outros
– A novidade: inovações em lançamento no mercado
– A sazonalidade: que têm maior saída em determinadas estações do ano
– A tendência: propensão de consumo de um tipo de produto em uma era
– A extensibilidade: número de coletâneas (famílias) de produtos
– A profundidade: número de itens de cada coletânea de produtos
Sabendo disso, é possível montar um mix de produtos em diferentes formatos. Observe alguns deles, a seguir:
– Extenso: várias famílias, cada qual com muitos produtos
– Encurtado: várias famílias, cada qual com poucos produtos
– Profundo: uma família com muitos produtos
– Raso: uma família com poucos produtos
– Raso e na tendência: grupo com poucos produtos que estão na moda
– Profundo e sazonal: grupo com muitos produtos para uma época do ano
– Encurtado com compra frequente: famílias de produtos muito comprados
A título de exemplo, um hipermercado trabalha com um mix de produtos extenso, pois em suas dependências são comercializados várias famílias de produtos como margarinas, macarrões, óleos.
Além de ser extenso, o mix de um hipermercado é também profundo, uma vez que não se comercializa apenas um, mas vários tipos de macarrões, margarinas, óleos e outros produtos.
Sendo assim, observe que, como em uma paleta de cores, você pode misturar as características até conseguir um mix com alto potencial de vendas. Esse mix, no entanto, não é nunca definitivo. Ele muda conforme a dança do mercado.
Digamos que você faça uma implantação de e-commerce de bebidas. Nesse caso seria possível criar um mix do tipo “profundo e na especialidade”, isto é, uma família com muitos produtos de um segmento reconhecido como “de alta qualidade”, a qual poderia ser a de “cervejas alemãs”, por exemplo.
Ao comercializar apenas cervejas alemãs, o público começará a lembrar da sua loja sempre que quiser tomar uma “loira germânica gelada”. Você será visto como um especialista na área.
Uma vez dominado o mercado das cervejas alemãs, você poderá anexar outro mix de produtos, o qual poderá ser do tipo “raso e na tendência”, o que lhe permitirá comercializar algumas das cervejas que estão na tendência (uma ou duas das mais vendidas do mercado na atualidade).
Não se esqueça que, para criar um mix de qualidade, é possível usar ferramentas como o Google Trends e a Matriz BCG, que lhe ajudarão a descobrir quais produtos têm maior potencial de vendas.