O que é compra com propósito?

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Como esse recurso pode ser usado no e-commerce?

Compra com propósito gera apoio para causas sociais. Imagem @rawpixel.com
Compra com propósito gera apoio para causas sociais. Imagem @rawpixel.com

Compra com propósito é aquela imbuída de um ou mais objetivos, ou seja, de motivos coletivos dos quais o consumidor está consciente. O consumidor, neste caso, não adquire produtos por impulso, necessidade ou ostentação, mas porque pretende apoiar um motivo social.

Dentre os motivos sociais posso citar, por exemplo, o da igualdade racial, o do empoderamento feminino ou o do respeito à diversidade sexual, entre outros. Como se pode observar, esses objetivos ou causas envolvem geralmente grupos de apoiadores e opositores.

Desse modo, uma das características da compra com propósito é que ela requer que a organização que faz as vendas, que no nosso caso é uma empresa e-commerce, se posicione na sociedade. Isto é, esta organização não pode ser do tipo “picolé de chuchu”, que não tem gosto, graça e nem glamour.

Em outras palavras, mais do que visar o lucro, para se adaptar às compras com propósito é necessário sair de cima do muro. É preciso indicar claramente à sociedade quais são as causas que o seu comércio eletrônico apoia ou está disposto a apoiar. Mas como fazer isso? É o que veremos em seguida, acompanhe!

Assim que puder clique em “e-Plus e O Polen unem-se contra o Coronavírus“. Conheça, dessa forma, um projeto que apoia diversas instituições filantrópicas.


COMPRA COM PROPÓSITO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Como visto, quando o assunto é compra com propósito não adianta apenas divulgar as características e vantagens dos seus produtos. Mais do que isso, é importante conectar seus produtos, serviços e marcas com causas específicas.

Desvendando comportamentos

Como, então, fazer essa conexão? Primeiramente, o(a) empreendedor(a) de e-commerce deve conhecer bem o seu público-alvo. Ele precisa realizar pesquisas e utilizar estudos de terceiros para assim desvendar o comportamento dos seus consumidores.

Com base nesses estudos e pesquisas é possível criar as chamadas buyers personas. Uma buyer persona é uma personagem que representa os principais comportamentos de todo um grupo de pessoas. Dessa maneira, essa personagem fictícia indicará quais são os propósitos e causas mais atrativos para o seu público e você poderá trabalhar isso no seu negócio.

Defina a persona que caracteriza seu público de consumidores. Conheça o comportamento e as causas que elas apoiam. Trabalhe isso no seu e-commerce.
Defina a persona que caracteriza seu público de consumidores. Conheça o comportamento e as causas que elas apoiam. Trabalhe isso no seu e-commerce.

Apoiando causas

Uma das formas de trabalhar isso no seu comércio eletrônico é por meio de um sistema de doações como o fornecido pela plataforma de causas sociais O Polen. O sistema empregado nesta plataforma é integrado diretamente ao checkout de lojas virtuais parceiras.

Sendo assim, toda vez que seus consumidores fecharem compras no seu e-commerce, eles serão convidados a escolher uma instituição que defende uma determinada causa social para apoiar. O detalhe é que é o consumidor quem escolhe, mas é a sua empresa que faz a doação.

Ao doar recursos para causas que fazem sentido para os seus consumidores, sua marca se torna mais bem vista para esse grupo. Isso faz todo sentido do mundo porque esses consumidores tenderão a comprar mais vezes na sua loja virtual.

Vídeo: plugin O Polen conecta empresas e consumidores que defendem as mesmas causas

Além disso, também é possível utilizar estratégias menos sutis. Por exemplo, pode-se criar campanhas publicitárias para TV, rádio e internet que posicionam sua marca lado a lado com as causas mais interessantes para o seu público.

Evitando o oportunismo

Quando uma empresa apoia uma determinada causa, ela corre o risco de ser taxada como oportunista. Todavia, se ela trouxer algumas características dessa causa em seu DNA, então esse risco será muito menor.

O que estou tentando dizer é que as causas mais importantes para o seu público podem ser sutilmente incluídas na Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores) da sua empresa.

Essa cultura, por sua vez, pode ser disseminada para seus colaboradores, investidores e fornecedores via Endomarketing e para seus consumidores por meio dos recursos de Marketing online e offline.

Assim, as causas que sua empresa apoiar não poderão ser confundidas com oportunismo. Sua empresa estará seguindo a própria cultura e não apenas uma modinha passageira, capiti?

Assim que puder clique também em “Consumidores são mais propensos a comprar de empresas que promovem ações de Responsabilidade Social” e leia um post complementar.