Montar uma loja virtual de camisetas é o sonho de muitos(as) empreendedores(as) como você. Todavia, há variados empreendimentos do tipo que já estão ativos, o que aumenta a concorrência. O negócio, então, é encontrar e tentar aproveitar nichos pouco explorados. Desse modo, você poderá se diferenciar e encontrar o seu espaço nesse mercado. Saiba mais em seguida!
Assim que puder clique também em “Loja virtual de presentes” e conheça as oportunidades desse setor.
LOJA VIRTUAL DE CAMISETAS: MONTANDO UM MIX DE PRODUTOS
Uma das primeiras coisas a se fazer quando se está tentando criar uma loja virtual de camisetas a partir do zero é estabelecer um público-alvo. Disso decorrerá o desenvolvimento do seu mix de produtos.
Uma vez definido o público-alvo, verifique qual a preferência deste quanto ao tipo de camiseta. Há, por exemplo, camisetas com gola canoa, V, careca, portuguesa, alta, polo, etc. Elas podem ser lisas ou estampadas. Pois bem, use ferramentas como a SurveyMonkey para pesquisar e fazer suas descobertas quanto a isso.
Se, por acaso, ainda não tiver um público-alvo certo, então experimente estabelecer um de acordo com um determinado nicho. Que tal, por exemplo, desenvolver um comércio eletrônico de camisetas (de), (sobre), (para):
- Bandas (rock, reggae, forró, etc.);
- Esportivas (tênis, vôlei, futebol, surf, etc.);
- Cultura pop (carnaval, cordel, frevo, capoeira, fábulas, provérbios, etc.);
- Turismo: lugares, monumentos, experiências;
- Gamers: jogos de computador, videogame, torneios, feiras, etc.;
- Geeks: computação, games, internet, filmes de ficção científica, etc.
Observe que é possível trabalhar também com os nichos dentro dos nichos. Por exemplo, no nicho de Camisetas de Bandas há os nichos de Rock, Reggae, Forró, Folk, Funk e outros. Quanto mais específico, menor o público, mas também mais focado e mais fácil de divulgar e vender.
Personalização de camisetas
Ao invés de trabalhar com camisetas prontas, você pode vender as personalizadas. Com uma boa plataforma e-commerce é possível criar na sua loja virtual um sistema de escolha para itens como:
- Tipo de gola: polo, careca, portuguesa, etc.;
- Tamanho: pequeno, grande, médio;
- Gênero: masculino, feminino, unissex;
- Tamanho da estampa: A4, A3, etc.;
- Cores: uma, duas ou mais;
- Local da estampa: frente, verso ou ambos;
- Tipo de impressão: plotter, silk digital, silk screen, rolland, etc.;
- Tecido: algodão, malha, poliéster, etc.
Sendo assim, o consumidor poderá ter uma boa gama de alternativas personalizáveis para o produto. Aliás, ao oferecer mais possibilidades de personalização você acaba se diferenciando dos concorrentes.
LOJA VIRTUAL DE CAMISETAS: OPORTUNIDADES
Para ter mais oportunidades de fazer sucesso com uma loja virtual de camisetas tente atuar em nichos pouco explorados. Neste contexto, use a teoria do Oceano Azul para encontrar o melhor cenário possível para o seu negócio.
Além disso, você pode tentar criar uma marca de camisetas com um motivo ou com mensagens que as pessoas amam. Ela pode evocar uma profissão específica, um estilo de vida, um aspecto cultural, por exemplo.
E já que esse negócio é um e-commerce, não deixe de incluir sua marca de camisetas nos marketplaces do segmento de Moda. Verifique se existem marketplaces de nicho que possam favorecer o seu nicho específico e inclua sua marca lá também.
Uma problema do ramo é que boa parte dos consumidores compra uma camiseta, mas não retorna para comprar mais. É possível melhorar isso ao criar coleções. Assim, muitos clientes que compraram uma hoje, futuramente vão querer adquirir outras mais até completar a coleção.
PASSO A PASSO PARA CRIAR LOJA VIRTUAL DE CAMISETAS
Agora que você já conhece um pouco do mercado de camisetas, dê uma espiada nestas etapas fundamentais para criação do seu e-commerce:
- Planejamento
Use o Business Model Canvas, Plano de Negócios e Método Startup E-commerce para planejar seu negócio e começar a executar suas ideias.
- Investimento
Com um Plano de Negócios pronto, procure potenciais investidores e parceiros de negócios. Há muitos investidores anjo no Brasil. Tente recorrer a um deles.
- Legalização
Abra uma empresa para desse modo poder emitir notas fiscais aos clientes. Caso já possua empresa, conte com seu contador para adequar o CNAE para e-commerce.
- Desenvolvimento
Contrate uma agência e-commerce para criar o layout da sua loja virtual. Dê preferência às agências que trabalham com plataformas como a VTEX, que tem CMS 100% editável.
- Performance
Divulgue sua loja virtual, meça os resultados e melhore continuamente. Uma boa ideia aqui é contratar uma agência de performance focada em e-commerce.
E aqui vai a minha dica final. Ao planejar seu negócio pense em longo prazo. Crie um comércio eletrônico que possa durar não por um ou cinco anos apenas, mas por décadas. Invista na sua marca para que ela possa se estabilizar no mercado ao ponto de poder ser repassada para seus filhos, netos e bisnetos no futuro.
Acesse e leia também o nosso artigo “Montar e-commerce”. Dessa forma, fique por dentro de 10 coisas importantes antes de começar a criar seu comércio eletrônico.