As palavras-chave são a essência de todo o conteúdo SEO que você gera para a sua loja virtual e para o seu blog e-commerce, pois elas expressam o que as pessoas estão pesquisando em motores de buscas como o Google.
Suponhamos que você possua uma livraria online. Neste contexto, quando um internauta procura o termo “O livro da ciência” no Google, ele poderá encontrar a sua loja se você tiver uma página de vendas ou um post, nos quais tenha produzido conteúdo que contenha o termo procurado.
Algumas palavras-chave são mais procuradas do que outras. Cabe a quem produzirá o conteúdo SEO saber quais são estes termos mais pesquisados e inseri-los nos textos.
Para descobrir quais são os termos relacionados ao seu negócio mais procurados na web, um produtor de conteúdo pode usar uma ou várias das ferramentas de palavras-chave, que existem aos montes na internet, tais como:
– Keyword Planner: planejador de palavras-chave do Google;
– SemRush: analisa as suas palavras-chave e a dos seus concorrentes;
– Autocomplete: campo de pesquisa do Google (que sugere termos-chave);
– Trends: aponta as tendências de buscas de palavras-chave;
– SpyFu: expõe volume de buscas e de anunciantes de links patrocinados;
– Ubersuggest: mostra variações dos termos-chave.
Use estas ferramentas para escolher as melhores palavras-chave relacionadas ao seu nicho de negócios. Insira-as em meio aos textos que produz para o seu blog e nas páginas descritivas de produtos da sua loja virtual, para que elas sejas encontradas pelos internautas.
Ao criar conteúdo, não se esqueça de trabalhar as metatgs e as metadescriptions, que são fundamentais para o SEO, bem como o Neuromarketing e o discurso persuasivo, que são essenciais para as vendas.