Montar uma loja virtual de presentes é o sonho de muitos(as) empreendedores(as) Brasil adentro e mundo afora. Mas como começar este negócio? E mais do que apenas iniciar, como dar prosseguimento e torná-lo um bom negócio pelos anos e décadas seguintes?
Pois bem, nos últimos anos atuando como CEO da e-Plus, agência e-commerce na qual acompanhei a criação de mais de 300 lojas virtuais, afirmo sem dúvidas que um empreendimento assim requer um projeto, uma equipe, um financiamento e uma boa administração para dar certo. É assim com toda loja, incluindo as de presentes.
Por isso, neste artigo abordarei basicamente as quatro etapas mencionadas no parágrafo anterior. No caminho, lhe darei algumas dicas que certamente poderão lhes ser úteis tanto para implementação quanto para o Marketing. Continue lendo e fique por dentro!
Assim que puder clique também em “Loja virtual de brinquedos” e descubra se vale a pena entrar neste mercado.
LOJA VIRTUAL DE PRESENTES: PRIMEIROS ESBOÇOS
Os primeiros esboços de uma loja virtual de presentes podem ser rabiscados em um guardanapo enquanto você e seu(ua) sócio(a) almoçam. Vocês poderão começar, por exemplo, desenhando um layout básico, que mais tarde poderá ser aperfeiçoado pela agência e-commerce que contratarem.
Mas o que colocar no papel? Bem, quando pensamos em presentes, logo nos vêm à mente determinadas datas importantes nas quais as pessoas costumam dar ou “trocar” presentes e lembranças. É possível, então, escrever todas elas para assim criar uma área de abrangência:
- Datas especiais: dias das Mães, Pais, Namorados, Crianças, Natal, Carnaval, etc.;
- Dias das profissões: dias dos professores, dos biólogos, dos médicos, etc.;
- Datas comerciais: dias do cliente, do consumidor, Black Friday, Cyber Monday, etc;
- Aniversários: de namoro, de casamento, de amizade, de idade, etc.
Como se pode observar, todo dia é dia de presentear alguém. Isso é ótimo porque desse modo você poderá ter muitas ideias para a criação de um mix de produtos de sucesso neste setor. Siga adiante na leitura e entenda como fazer isso.
Quando desejar, clique também em “layout para loja virtual” para ler um post complementar. Fique sabendo, dessa maneira, quais os principais elementos de um site e-commerce e crie um esboço de qualidade.
Criando um mix de produtos
Para começar a criar seu mix de produtos, sugiro que olhe para a lista de datas importantes que criou e estabeleça entre 10 e 20 produtos bacanas para cada um dos departamentos que apresento em seguida:
- Decorativos: presentes para decorar salas, quartos e ambientes diversos;
- Temáticos: presentes relacionados a livros, filmes, músicas, cidades, etc.;
- Para a cozinha: utensílios, aparelhos, objetos diversos;
- Acessórios: bijouterias, relógios, bonés, chapéus, carteiras, canetas, etc.;
- Eletrônicos: smartphones, tablets, readers, fones de ouvido, etc.;
Observe que, ao concluir este exercício lúdico, você terá ao final um lista com até 100 presentes (o que será o seu mix de produtos) e um layout ou diagrama rudimentar com a posição de cada elemento do seu site e-commerce. Com isso, passe para a próxima etapa!
Planejamento oficial
Do lúdico para o oficial. Nesta etapa será necessário criar uma documentação mais abrangente e científica do seu projeto. Aqui é uma boa ideia usar a ferramenta Business Model Canvas. Com ela será possível criar uma representação visual dos seguintes aspectos do seu negócio:
- Segmento de clientes
- Proposta de valor
- Canais de comunicação
- Relacionamento com clientes
- Fontes de receita
- Recursos principais
- Atividades-chave
- Parcerias principais
- Estrutura de custo
Uma vez em posse dessa representação visual, comece então a desenvolver um Plano de Negócios para e-commerce. Feito isso, chame o seu contador e abra uma empresa. Agora você e seu(ua) sócio já estão prontos para desenvolver uma loja virtual de presentes.
UMA EQUIPE PARA LOJA VIRTUAL DE PRESENTES
O tamanho da sua equipe vai depender do tamanho do negócio que está tentando empreender. Você poderá precisar, por exemplo, de um gerente e-commerce, além de colaboradores para movimentação logística, back office e front office. Providencie isso!
No que diz respeito ao desenvolvimento e divulgação de e-commerce, você poderá contratar uma agência como a e-Plus, que realiza ambos os serviços. Assim não precisará adquirir hardwares, softwares e nem fazer a manutenção dessas coisas. Não precisará se preocupar em treinar pessoal e nem ficará ansioso(a) com o turnover. Será muito mais fácil, acredite!
A agência poderá lhe ajudar a otimizar o layout / Design da loja virtual e a implantar o e-commerce. Além disso, sendo uma agência de performance como a e-Plus, ela poderá melhorar continuamente a experiência dos clientes online e aumentar as vendas e o lucro gradativamente ao longo do tempo. Por falar em tempo…
ADMINISTRAÇÃO FOCADA NO LONGO PRAZO
Não vale a pena criar negócios passageiros, que definham em menos de 2, 5 ou 10 anos, pois eles nos frustram e gastam nossa energia. Então, espero que você esteja tentando criar um negócio que vai durar por décadas. Isto é, um negócio que poderá ser passado para os seus filhos, netos e bisnetos. Pelo menos é assim que nós da agência e-Plus gostamos de trabalhar. Nós pensamos em longo prazo.
Igualmente, sugiro que a sua administração seja focada no longo prazo. Você precisa criar as bases de um negócio sustentável. Para tanto, é fundamental investir no fortalecimento da sua marca. Uma marca forte sobrevive a quase tudo. Elas podem até morrer, é verdade, mas logo ressuscitam tal qual o Mappin.
FINANCIANDO SUA LOJA VIRTUAL DE PRESENTES
Dito tudo isso, resta informar-lhe sobre uma coisa. De onde vai sair o dinheiro para a criação da sua loja virtual de presentes? Estou falando do financiamento. Bem, ele pode sair de muitos lugares, tais como:
- das agências de fomento;
- do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
- dos investidores anjo.
Enfim, você sabia que existem mais de 7 mil investidores anjo no Brasil com disposição para investir ao menos R$ 50 mil? O que você acha disso? Nada mau para um país onde a maioria dos empreendedores do comércio eletrônico começam com apenas R$ 1 mil, não é mesmo?
Ademais, é possível ser o próprio investidor. É o que chamamos de empreendedor boostrap. Neste caso, você poderá pegar aquele dinheiro que está guardado na poupança ou aquilo recebeu em sua rescisão contratual de trabalho e investir “all in” (como se diz no poker) no e-commerce. Por que não fazer isso se as chances de ganhar o jogo em longo prazo forem boas? =)
Acesse e leia também o nosso artigo “Tradição no e-commerce”. Conheça, desse modo, a loja virtual de um açougue de 500 anos.