E-commerce de robô: vendendo autômatos em loja virtual

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Conheça o segmento e alguns de seus nichos que poderão ser explorados no comércio online

E-commerce de robô: já pensou em vender androids online? Futurístico, né?
Imagens: @freepik @kjpargeter
E-commerce de robô: já pensou em vender androids online? Futurístico, né?
Imagens: @freepik @kjpargeter

Hoje venho lhes indicar um segmento de negócios que está apenas começando e que pode ser ótima ideia para explorar no comércio eletrônico nos próximos 100 ou 200 anos. É o comércio de autômatos. Isso mesmo. Que tal montar um e-commerce de robô?

Bem, antes de mais nada, para deixar este artigo um pouco mais poético, nunca é demais lembrar as Três Leis da Robótica idealizadas por Isaac Asimov, escritor de clássicos da ficção científica como “Eu, robô” e “O homem bicentenário”:

Isaac Asimov

1ª Lei – Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal;


2ª Lei – Um robô deve obedecer as ordens que lhes sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei;


3 ª Lei – Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda leis.

Apesar destas leis terem sido imaginadas para histórias fictícias, elas remetem aos receios (para não dizer “preconceitos”) que nós temos em relação aos autômatos. Todavia, eles estão aí, em pleno funcionamento em casa, na escola, na indústria, no espaço! Sendo assim, por que não aproveitar essas demandas e começar a vende-los no e-commerce?


E-COMMERCE DE ROBÔ: DIFERENTES MODOS DE VENDER ONLINE

Dentro do segmento “e-commerce de robô” há dezenas de nichos como o educativo, doméstico e corporativo. Neste cenário, seja você fabricante ou revendedor, em uma loja virtual é possível trabalhar com a venda de apenas um nicho ou vários deles.

Além disso, é possível criar um hotsite para comercializar um único robô, se assim desejar. Ou, se preferir, dá para trabalhar com o conceito de multi loja, que integra várias frentes de lojas, mas com uma gestão centralizada.

E-commerce de robô em multi loja: uma interface para cada nicho
E-commerce de robô em multi loja: uma interface para cada nicho

No caso da multi loja, em cada frente de site e-commerce daria para vender um autômato diferente ou vários autômatos que abrangem apenas um nicho.

Em outras palavras, em uma interface online seria possível comercializar robôs educativos, em outra os corporativos e em uma terceira os industriais, e assim por diante.

Ademais, a multi loja permite que cada loja tenha cores, logotipos e nomes diferentes. Desse modo, para o consumidor tratam-se de sites de diferentes donos. Mas na verdade, todas as lojas pertencem ao mesmo dono, que comanda tudo com praticidade a partir de um único painel.

Enfim, há também o modelo de negócios do marketplace. Neste caso, reúne-se centenas de sellers (vendedores) de robôs de todo o país ou do mundo e permite-se que cada um deles tenha uma loja dentro da sua plataforma.

A cada venda neste ambiente você fatura uma comissão. Como se pode observar, isso funcionaria como um shopping center online de autômatos. Que tal?


NICHOS PARA E-COMMERCE DE ROBÔ

Como dito, há vários nichos contidos dentro do mercado de autômatos. Existem, por exemplo, os robôs:

Educativos

Autômatos como o AlphaMini da Ubtech podem ser usados sobretudo em atividades de ensino nas escolas. Ele envolve os alunos e os ajuda com Matemática, Inglês, Mecânica e outras matérias básicas e técnicas.

https://youtu.be/SGwf9CA5UOQ
Vídeo: AlphaMini em ação

Corporativos

Recentemente lançado em uma loja virtual, o brasileiro Tinbot é um robô facilitador de equipes. Ele reconhece imagens, além da face e da fala das pessoas. Integra-se à diferentes APIs. Conta com inteligência artificial cognitiva. Pode ser usado em eventos corporativos.

Vídeo: pedindo informação ao Tinbot

Domésticos

Vector é um autômato doméstico que informa sobre o clima, define um cronômetro para suas atividades culinárias ou lembretes, entre outras ações. Outros robôs domésticos mais comuns são os que aspiram, escovam e limpam pisos, tal como o VR7200 Samsung.

Vídeo: Vector integra-se à inteligência artificial Amazon Alexa

Recepcionistas

Ao digitar “robô recepcionista” no Google, uma enxurrada de notícias sobre autômatos utilizados em hotéis brasileiros e estrangeiros surge na tela. São robôs como o Umbô, Rebeca Berrini e Aiko Chihara, que fazem check-in e outras atividades junto aos hóspedes.

Vídeo: Aiko Chihara, o android da Toshiba

Cortadores de grama

O Automower é o robô cortador de grama da multinacional sueca Husqvarna. Este autômato trabalha dia e noite, faça chuva ou faça sol, no corte de gramados. Há 25 anos no mercado, só recentemente ele ganhou um hotsite.

Vídeo: Automower, o futuro no seu jardim

Telepresença

Robô de telepresença é um dispositivo móvel aparelhado com um tablet no lugar da cabeça. Assim, ele pode ser usado em vídeo conferências. O Double, por exemplo, possibilita que seu controlador veja e converse com pessoas à distância. Tem sido útil em várias áreas.

Vídeo: um case de uso do Double na University of West Florida

Industriais

Robôs industriais fazem parte do dia a dia das linhas de produção automobilística, farmacêutica e alimentícia, entre outras, há muito tempo. Hoje, empresas como a GlobalRobots os revedem aos montes via e-commerce. Os robôs Kuka estão no mix de produtos da empresa, confira:

Vídeo: robôs industriais Kuka

Transportadores

Robôs transportadores podem ser usados em serviços de delivery. Recentemente, a Amazon testou um autômato assim. Esse tipo de robô também pode ser útil para entregas de medicamentos, documentos e ferramentas dentro de empresas diversas e em instituições de Saúde.

Vídeo: autômato transportador da Amazon

Telemedicina

Além dos robôs de telepresença como o já mencionado Double, a Medicina conta hoje com autômatos que realizam cirurgias. É o caso, por exemplo, do DaVinci, que possui quatro braços robóticos guiados por um cirurgião.

Vídeo: doutor robô

Astronautas

Os robôs astronautas vão desde veículos motorizados como o Curiosity e o Mars2020 a até os humanoides como Fedor e Robonaut. Por enquanto, não existem e-commerces de autômatos espaciais, mas quem sabe no futuro, não é?

Vídeo: o robô astronauta Fedor

Kits de robótica

Kits de robótica estão cada vez mais na moda. Eles servem sobretudo para fins educacionais. Com eles pode-se ensinar as pessoas a montarem e programarem seus próprios robôs. Já há muitos kits assim sendo vendidos online em sites como o da Americanas, entre outros.

Vídeo: kits de robótica que já estão à venda no e-commerce

PRODUTOS RELACIONADOS PARA VENDER EM E-COMMERCE DE ROBÔ

Um e-commerce de robô pode ser o local ideal para vender também produtos relacionados, tais como livros, revistas e DVDs sobre autômatos por exemplo. Aliás, os livros do Isaac Asimov, autor citado no início deste post, seriam bem-vindos aqui.

Além disso, dá para comercializar produtos de merchandising de filmes e séries. Falando nisso, um serviço provedor só de filmes sobre robôs talvez não seja uma má ideia. Pois bem, observe que há muitas áreas que podem ser exploradas neste ramo.

Famosinhos do cinema: C3PO e R2D2 caberiam muito bem em um e-commerce de robô
Famosinhos do cinema: C3PO e R2D2 caberiam muito bem em um e-commerce de robô

E-COMMERCE DE ROBÔ: SERVIÇOS

Dentro do segmento “e-commerce de robô” dá para ir além do comércio de produtos. É possível vender também serviços. Neste caso incluo, por exemplo, os serviços de manutenção especializados.

Outro serviço importante neste ramo é o de montagem de robôs. Nem todo mundo consegue colocar essas máquinas, principalmente as industriais, para funcionar. Então, um marketplace de serviços nesta área pode vir muito bem a fazer sucesso.

Além da manutenção e montagem, existe a área de treinamento técnico. Neste caso, é possível criar plataformas de cursos de robótica. Aí seria possível oferecer treinamentos de montagem, programação e operação, entre outros.

Acesse e leia também o nosso artigo “Construção de site e-commerce”. Dessa maneira, conheça a agência e-plus, que já desenvolveu mais de 300 lojas virtuais para empresas nacionais e internacionais.