Não é segredo que o e-commerce no Brasil (a 7ª maior economia do planeta atrás apenas do Reino Unido, França, Alemanha, Japão, China e EUA) têm sido imune às crises nacionais e mundiais. A FGV comprova isso com números.
O “Centro de Tecnologia de Informação Aplicada: Programa de Excelência em Negócios na Era Digital” da referida instituição de ensino lançou a pesquisa “Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro – 18ª Edição”, que revela que:
– O setor industrial usa 0,67% de sua receita em Comércio Eletrônico (CE)
– O setor comercial gasta 2,12% de sua receita em CE
– O setor de serviços gasta 3,31% de sua receita em CE
– A média de investimentos em CE cresceu 103% na última década
– O uso de mídias sociais no CE subiu mais de 70% nos últimos 10 anos
– O processo de atendimento ao cliente no CE subiu quase 50% desde 1998
– Em “infraestrutura”, o cartão de crédito tem sido o mais usado no CE
Ainda, conforme o relatório, as aplicações mais utilizadas pelas empresas no e-commerce são o e-mail e a home page, que chegam a quase 100% nos setores industrial, comercial e de serviços.
Dentro deste tema, alguns leitores aqui do blogue da agência de Marketing Digital E-Plus costumam me perguntar via e-mail qual a média de investimento na produção de uma home page ou loja virtual. Talvez essa também seja uma dúvida sua. Se for, dê uma lida nas três dicas a seguir:
– Para quem vai começar pequeno:
>> Microempreendedor individual pode abrir loja virtual? – aborda a abertura de e-commerces com faturamento máximo de R$ 60 mil.
>> 53% das empreendedoras de e-commerces têm curso superior – expõe a criação de lojas virtuais com investimento inicial de apenas R$ 1 mil.
– Para quem vai começar médio ou grande:
>> Qual o custo de uma implantação de e-commerce? – aborda a produção de lojas virtuais com investimentos iniciais de R$ 50 mil a R$ 70 mil.
Se você é um empreendedor ou administrador de e-commerce, aproveite para anexar estes dados ao seu Simulador de Cenário de Negócios e, assim, melhorar a sua visão e a tomada de decisão na área.