No universo do e-commerce, “usabilidade” é o termo com o qual se convencionou chamar o grau de facilidade com que um internauta utiliza a interface de interação de uma loja virtual.
Neste contexto, se diz que a usabilidade é boa quando existe praticidade de aprendizagem (o que não requer manual de instrução), velocidade de operação da interface pós-aprendizagem, capacidade de memorização pós-uso, simplicidade para se recuperar de erros durante a utilização e satisfação ao usar.
Por outro lado, quando a usabilidade é ruim é porque um ou mais dos quesitos mencionados no parágrafo anterior não atendem às expectativas do público-alvo que, por sua vez, se afasta ou evita a loja em questão.
Sendo assim, a primeira lição para a criação de um site e-commerce com boa usabilidade é estudar o público-alvo, pois o que é bom para um determinado grupo de pessoas pode não ser para outro.
Para conhecer bem o seu público-alvo, recomendo estas duas ferramentas:
2- Simulador de Cenário de Negócios
Ocorre, porém, que não basta conhecer. É preciso analisar minuciosamente como esses grupos específicos de pessoas usam as interfaces online. Para fazer isso, use recursos como:
– Teste de protótipos: desenvolva fluxogramas, wireframes, rafes (rascunhos), modelos de lojas virtuais simples, etc., e peça para algumas pessoas que compõem o público-alvo emitirem suas opiniões. Quando possível, observe como elas usam a interface, tente encontrar os pontos de evolução e involução neste processo e otimize tudo depois.
– Teste A/B: é a comparação entre duas ou mais interfaces ou de itens específicos dentro de duas interfaces semelhantes e, consequentemente, a escolha daquela que oferece melhores resultados. A plataforma e-commerce Vtex conta uma ferramenta para Teste A/B e o Google Analytics também.
– Teste em tempo real: use o Google Analytics, o FoxMetrics, Woopra ou outra ferramenta do tipo para verificar como o consumidor interage com a interface da sua loja virtual em tempo real. Isso lhe permitirá otimizar determinados itens para obter melhores resultados.
Mais quais itens devem ser analisados a fim de melhorar a usabilidade da sua loja virtual? A seguir apresento alguns deles:
– Cabeçalho: se forem muito grandes e tomarem a página antes da primeira dobra, podem causar desistências e engrossar a Taxa de Saída.
– Títulos: uma simples palavra inserida ou retirada de um título pode aumentar ou diminuir os acessos a um determinado produto ou post.
– Botões: o formato, a posição, o texto do botão influencia o consumidor e pode ser a diferença entre ganhar 1 milhão a mais ou a menos.
– Imagens: descubra se as fotos, desenhos e ilustrações causam interesse ou se são repugnantes aos olhos dos internautas.
– Vídeos: saiba se o conteúdo audiovisual realmente desperta o interesse do público e o quanto ele influi na velocidade da página.
– Textos: entenda se o conteúdo descritivo dos textos diminui as dores e oferece ganhos ou se é irrelevante para o seu público-alvo.
– Diagramação: verifique se é fácil para os internautas lerem os textos da sua loja virtual ou blog e-commerce. Diagrame os textos em “Padrão F”.
– Design: padronize cores, símbolos, ícones, logotipos e toda a linguagem visual em todas as suas interfaces web. Crie uma Cultura Organizacional.
– Dobra: boa parte das pessoas costuma ver só o que está acima da 1ª dobra da página, então, coloque os dados mais importante neste espaço.
– Persuasão: alguns argumentos de vendas funcionam melhor do que outros. Descubra quais são os argumentos mais vendedores e use-os.
Para finalizar, eu gostaria de dizer que a agência de Marketing Digital E-Plus vai patrocinar o Vtex Day 2016 e manterá durante todo o evento um stand, no qual serão sorteadas 10 análises de lojas virtuais (Site Clinic) entre os visitantes. Esta é uma excelente oportunidade para você conseguir uma verificação grátis da usabilidade da sua loja virtual.