5 tipos de fraude no e-commerce

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Saiba como se proteger e proteger os seus clientes

5 tipos de fraude no e-commerce

As fraudes no e-commerce são responsáveis pela maioria dos fechamentos/falências de lojas virtuais, no Brasil, conforme estimativa da consultoria Serasa Experian.

Só em 2015, mais de 700 mil fraudes foram detectadas no comércio eletrônico brasileiro (dados da ClearSale), o que evitou o prejuízo de centenas de milhares de consumidores e de lojistas.

Para evitar cair no conto dos vigaristas conheça, a seguir, 5 tipos de fraude no e-commerce:

1. Auto-roubo
O próprio dono do cartão de crédito realiza uma compra em um site e-commerce e depois diz que não se lembra de ter feito. Não demora, ele passa a exigir o estono do valor pago.

2. Password cracking

Um cibercriminoso descobre a senha da conta e-commerce de determinado usuário (seu cliente), entra no sistema e modifica os endereços de entrega das mercadorias.

3. Uso do cartão alheio
Um estelionatário obtém dados pessoais e do cartão de crédito de uma determinada vítima e usa essas informações para comprar produtos em uma loja virtual.

4. Mobile fraude
Ladrões capturam dados via smishing ou roubam um smartphone e usam dados bancários e/ou os dados de Carteiras Digitais da vítima para fazer compras em lojas virtuais.

5. Fraude amiga
Um amigo, esposa, filho ou parente usa os dados do titular do cartão de crédito (sem que este tenha conhecimento) para fazer compras em um site e-commerce.

Na maioria dos casos, quando o usuário se dá conta de que foi lesado, ele procura a loja, a empresa de cartão de crédito ou de Carteira Digital para relatar o roubo. Se houver estorno, quem sai perdendo é o dono da loja virtual, situação esta que se caracteriza pelo nome chargeback.

Para evitar esse tipo de situação que lesa tanto você quanto o seu cliente, convém realizar algumas ações de segurança como:

– Usar aplicativos antifraude;

– Fazer análise de risco;

– Criar um histórico de fraudes para impedir reincidência de golpistas;

– Monitorar quem faz muitas compras ao longo do dia (indício de fraude);

– Usar certificações de segurança.

Ao criar barreiras contra as fraudes, você se protege e protege os seus clientes, diminui os custos e aumenta a boa reputação da sua loja virtual, o que é fundamental para uma propaganda positiva do seu e-commerce.