A startup especializada em compra e revenda de apartamentos, Loft, lançou em fevereiro um marketplace de comércio e reforma de imóveis. O projeto faz parte da amplificação dos negócios da empresa, que fundada em 2018 vendeu mais de 1.000 imóveis e já vale mais de US$ 1 bilhão.
Até então o negócio baseava-se na compra de apartamentos, reforma e revenda, tudo feito pela própria Loft. Todavia, agora os proprietários ou corretores também podem revender imóveis para terceiros a partir do marketplace da startup.
Confira em seguida como funciona este novo marketplace. Saiba quais são os objetivos da Loft com este projeto. Descubra, enfim, os planos futuros desta startup nos setores de imóveis e finanças.
Acesse e leia também o post “O que é Marketplace”. Conheça, dessa maneira, algumas características e tecnologias deste mercado.
COMO É O MARKETPLACE DA LOFT
O marketplace da Loft funciona por enquanto em alguns bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele conta com opções para quem quer comprar ou vender apartamentos nestas regiões. Basicamente, o negócio funciona da seguinte forma:
01 – Primeiramente, as pessoas fazem uma busca por um apartamento no portal;
02 – Logo depois, elas marcam e realizam uma visita na companhia de especialistas;
03 – Na sequência, enviam uma proposta online e fecham a negociação;
04 – Em seguida, assinam escritura e contrato de compra e venda com suporte jurídico;
05 – Adiante, elas reformam o apartamento com a ajuda dos arquitetos e parceiros da Loft;
06 – Enfim, planejam e realizam a mudança com o auxílio dos parceiros da Loft.
Já quanto ao processo de inclusão de apartamentos para venda, emprega-se um formulário online que elimina a etapa da primeira visita técnica ao imóvel. Neste contexto, o portal usa um sistema de Machine Learning que calcula os preços dos imóveis, o que agiliza as vendas.
Como se pode observar, os anunciantes (sejam eles corretores ou proprietários) agora podem revender imóveis diretamente para terceiros a partir deste marketplace. E daí, então, a Loft poderá realizar obras de reforma por encomenda dos compradores.
OBJETIVOS DO MARKETPLACE
Com o marketplace, a Loft visa principalmente:
- Ampliar a monetização da rede que integra corretores, engenheiros, arquitetos, mão de obra;
- Ofertar serviços de reforma e acabamentos ágeis a custos menores para um público maior;
- Oferecer mais transparência e liquidez nas transações imobiliárias;
- Acelerar as receitas no mercado imobiliário no Brasil.
Além disso, para o futuro breve a startup planeja:
- Expandir os serviços para outras cidades como Belo Horizonte, por exemplo;
- Passar de 450 para mais de 550 funcionários até o primeiro trimestre de 2020;
- Trabalhar com linhas de produtos financeiros como hipotecas e seguros.
Enquanto isso, a construtora Vitacon anunciou igualmente o lançamento de uma plataforma de venda de imóveis semelhante. O propósito da concorrente também é ajudar proprietários a comercializar imóveis de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, o marketplace da Loft é até agora mais sofisticado.
Acesse e leia também o artigo “Marcopolo”. Descubra, dessa forma, um marketplace de autopeças para ônibus que visa agilizar o atendimento B2B no setor em todo o Brasil.